Voltar
Compartilhe:
03 de May de 2019

Humanização qualifica assistência à saúde de recém-nascidos e seus pais

Cuidar de vidas vai muito além de oferecer a melhor infraestrutura, equipe capacitada e equipamentos de última geração: é acolher as pessoas de forma integral e zelar por sua saúde física, mental e emocional. Por isso, o Centro de Medicina Fetal do Hospital Santa Lúcia adota em sua rotina o Método Canguru, modelo de atenção que promove a participação dos pais e da família nos cuidados com o recém-nascido.

“Faz parte do método o contato pele a pele, que começa de forma precoce e crescente, desde o toque, e evolui até a posição canguru, que consiste em manter o bebê em contato, somente de fraldas, na posição vertical junto ao peito dos pais por um período mínimo necessário para respeitar sua estabilização e pelo tempo máximo que o bebê e o papai ou mamãe entenderem ser prazeroso e suficiente”, explica Sheila Figueiredo, coordenadora de Enfermagem Materno-Infantil do Hospital Santa Lúcia Sul.

De acordo com ela, o trabalho deve ser realizado de maneira orientada, segura e acompanhada de suporte assistencial por uma equipe adequadamente capacitada. “Alguns cuidados do Método já eram aplicados pelo Santa Lúcia, mas em março deste ano a equipe interdisciplinar foi habilitada em parceira com o Hospital Regional de Taguatinga. Lá, foram formados grupos multiplicadores que fazem reuniões mensais para adequar as etapas do método e evoluir essa cultura de humanização nas unidades”, detalha.

BENEFÍCIOS – Entre outras vantagens, o Método Canguru reduz o tempo de separação entre os pais e o filho, facilita o vínculo afetivo entre eles, eleva a competência e confiança no cuidado com seu bebê, inclusive após a alta hospitalar, estimula o aleitamento materno mais frequente e duradouro e possibilita ao recém-nascido o adequado controle térmico.

Além disso, o método contribui para a redução do risco de infecções adquiridas em ambiente hospitalar, reduz o estresse e a dor, propicia melhor relacionamento da família com a equipe de saúde, favorece a estimulação sensorial protetora, melhora a qualidade do desenvolvimento neuropsicomotor e auxilia o seu crescimento integral.

O Método Canguru está associado ainda à redução de enfermidades graves como infecções do trato respiratório antes dos 6 meses de idade e a um maior ganho de peso diário.

O ALEITAMENTO MATERNO – Um dos pilares do Método Canguru é o estímulo ao aleitamento materno, incentivando o contato precoce e a presença constante da mãe junto ao recém-nascido. Ela é orientada a realizar a extração manual do leite junto à incubadora e a oferecê-lo ao filho com a ajuda da equipe.

“Estudos realizados em hospitais que praticam o Método Canguru demonstraram que o volume de leite diário é maior nas mães que realizam o contato pele a pele com seu bebê. Essas mães mantêm a amamentação de seus bebês por um tempo maior”, afirma a coordenadora Sheila Figueiredo.

AÇÕES NO SANTA LÚCIA – O Método Canguru se insere dentro de um conjunto de ações de humanização do atendimento desenvolvidas pela equipe multidisciplinar do Hospital Santa Lúcia. Uma das iniciativas é o envolvimento das famílias a partir do Curso de Gestante, realizado uma vez por mês para preparar a mãe e o pai ou acompanhante para sentirem-se mais seguros no contato com o bebê que está para nascer.
“Nós incentivamos a participação dos pais no cuidado com seus filhos e, além de tudo o que já foi mencionado, ampliamos nossos horários para atendê-los na ampla, moderna e confortável unidade onde há uma UTI neonatal. A equipe de Psicologia realiza o acolhimento das famílias, o time do Banco de Leite atua em conjunto para incentivar o aleitamento materno exclusivo durante toda a internação e pós-alta, trabalhamos a hora do soninho e plano terapêutico singular. Tudo para oferecer cuidado integral ao bebê e sua família”, finaliza Sheila Figueiredo.