Voltar
Compartilhe:
06 de May de 2012

II Simpósio de Ventilação Mecânica

Parceria entre UTI Adulto e FISIOCENTRO proporciona atualização de profissionais intensivistas do DF

 

Em situações extremas de saúde, o organismo do paciente se torna incapaz de manter o ciclo respiratório habitual. Nestes casos, a ventilação mecânica é o recurso utilizado, funcionando em substituição a aspiração do ar pelo paciente. Este método é usado em situações delicadas como a ressuscitação cardiopulmonar, em anestesias e para o tratamento intensivo de pacientes graves.

 

 

Nos dias 04 e 05 de maio profissionais da UTI Adulto do Hospital Santa Lúcia em parceria com os fisioterapeutas da FISIOCENTRO promoveram o II Simpósio de Ventilação Mecânica em Brasília, com mais de 140 inscrições realizadas. Médicos, fisioterapeutas e enfermeiros que atuam nos principais hospitais do DF puderam acompanhar debates, mesas redondas e palestras das últimas pesquisas publicadas sobre o diagnóstico e tratamento de várias patologias pulmonares relacionadas à ventilação mecânica.

 

 

De acordo com o médico intensivista e um dos coordenadores do evento, Fabiano Girade, o elevado número de participantes reflete na necessidade de eventos científicos no DF, principalmente na área de Medicina Intensiva. “Tivemos discussões de altíssimo nível durante o evento, o que permitiu a troca de experiência dos profissionais, considerados referência nacionais deste serviço, e as experiências do nosso grupo”, comenta o médico.

 

 

Estiveram presentes no simpósio o Dr. Alexandre Ísola (Coordenador do Curso de Ventilação Mecânica em Terapia Intensiva da AMIB), a Fisioterapeuta Marta Damasceno (Coordenadora da Pós Graduação em Fisioterapia Respiratória da Faculdade Redentor – AMIB), o Dr. Marcelo Beraldo (Pós- doutorando do Hospital das Clínicas da USP), e representando os profissionais de Brasília a Dra Verônica Amado (Professora assistente da Universidade de Brasília) e a Fisioterapeuta Luciana Vieira (Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília).

 

 

Um dos resultados do Simpósio foi a apresentação de propostas de protocolos para difícil desmame da ventilação mecânica e protocolos para treinamento muscular do paciente em ventilação. “Tais protocolos, praticamente, não são encontrados na literatura mundial”, afirma Girade. Ponto positivo para a educação continuada dos profissionais na Capital.

 

[nggallery id=16]