Voltar
Compartilhe:
22 de March de 2022

A importância da Vitamina A

Para manter o bom funcionamento, o corpo humano precisa de doses regulares de nutrientes como vitaminas e minerais. Entre os mais famosos estão a Vitamina C, um poderoso antioxidante, e o Ferro, importante para formação de células sanguíneas e transporte do oxigênio. Mas que tal entender um pouco mais sobre a Vitamina A?

Ela é um nutriente importante para a saúde dos olhos, renovação das células, síntese de proteínas e regulação óssea. A Vitamina A pode ser de origem animal ou vegetal. Na primeira ela é pré-formada e ativa, presente em carnes, ovos, leites e derivados. Já na segunda ela se apresenta na forma inativa (os carotenoides) e está disponível em folhas verde-escuras e em vegetais e frutos amarelo-alaranjados.

Segundo Daniela Teixeira, nutricionista do Hospital Santa Lúcia Sul, para auxiliar na biodisponibilidade da vitamina A de origem vegetal, limitada pelas ligações dos carotenoides às proteínas, basta cozinhar o alimento. “Esta ação rompe a ligações e libera o essencial”, detalha.

Como todos os outros nutrientes, é preciso manter níveis regulares de Vitamina A. “Doses muito grandes e persistentes (100 vezes mais a quantidade necessária) superam a capacidade do fígado de armazenar a Vitamina A e causam intoxicação”, explica a nutricionista. “Os resultados podem aparecer como ressecamento da pele e mucosas, queda de cabelo, eritemas, dor de cabeça, náuseas e vômito”.

O contrário também traz malefícios. A deficiência de Vitamina A pode prejudicar a visão com perda dos pigmentos visuais. Esse quadro manifesta-se como cegueira noturna, além de resultar em diversas falhas em todo o metabolismo.

Gostou de saber mais sobre esta vitamina? Acesse mais conteúdos sobre saúde no site www.santalucia.com.br.