Voltar
Compartilhe:
05 de February de 2020

Mamografia é estratégia eficaz e de baixo custo para detecção precoce do câncer de mama

A mamografia é uma das estratégias mais eficazes e com menor custo para a detecção inicial dos sinais de alerta para o câncer de mama, tumor que continua no topo da lista como o mais comum entre as mulheres, segundo os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) quarta-feira, 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer.
Para 2020, a estimativa é de que 66.280 novos casos da doença sejam diagnosticados no Brasil. Por isso, neste Dia da Mamografia, convidamos a médica oncologista do Centro de Oncologia do Hospital Santa Lúcia, Patrícia Schorn, para falar sobre o exame e sua importância.
“A realização de mamografia para prevenção de câncer de mama reduz a mortalidade pela doença. Por isso, não há dúvida de que deva ser realizada. Ela é o método de rastreamento mais barato e eficaz para o diagnóstico precoce do câncer de mama”, enfatiza a especialista. Confira a entrevista a seguir.

1 – O que é a mamografia e por que é preciso fazê-la regularmente?

A mamografia é um exame radiológico que permite a identificação de lesões mamárias suspeitas de câncer de mama. Ela é realizada a partir da compressão da mama, feita com o auxílio de raios X. O exame é rápido e fundamental, mas pode ser doloroso para algumas mulheres. Todavia, com ele são identificadas imagens sugestivas de câncer, como nódulos, assimetrias e microcalcificações, ou seja, áreas do tecido mamário que se alteram em virtude de distorções do tecido normal.

2 – Quem precisa fazer mamografia? A partir de que idade? Com que regularidade?

A recomendação é que todas as mulheres a partir dos 40 anos e que não apresentem fatores de risco para câncer de mama façam o exame. Já para as que têm fator de risco, como casos de câncer de mama na família, o ideal é iniciar a rotina de mamografias um pouco antes, a partir dos 35 anos. O acompanhamento em todos os casos deve ser anual, ou seja, um exame a cada ano.

3 – Homens também fazem mamografia? Em que situações?

Homens não fazem mamografia de rotina para prevenção de câncer. No caso deles, a necessidade se dá quando há alguma lesão suspeita que necessita de investigação, como um nódulo mamário.

4 – Como o Santa Lúcia está preparado para atender a pacientes que precisam fazer mamografias e este tipo de acompanhamento de saúde?

No Santa Lúcia, os pacientes dispõem de aparelhos modernos para o cuidado com a saúde mamária, como mamógrafo digital, ressonância nuclear magnética de mamas e ecografia mamária. Esses exames de imagem são complementares à mamografia na investigação diagnóstica do câncer de mama.