Voltar
Compartilhe:
14 de October de 2012

O que é Acidente Vascular Encefálico (AVE) e como preveni-lo?

O acidente vascular encefálico é a interrupção da irrigação sanguínea ou sangramento na região encefálica. É divido em duas classes: o isquêmico (obstrução arterial, atinge 80% dos casos de AVE) e hemorrágico (ruptura da artéria ou lesão vascular pré-existente). Os principais fatores de risco são a hipertensão e as cardiopatias, potencializadas quando associadas ao tabagismo.

 

 

Os sintomas podem ser variados, como distúrbios temporários de fala, movimento ou quadro de tonturas. Ao apresentar algum sinal o paciente portador dos fatores de risco deve procurar, com urgência, atendimento médico com protocolo de AVE implantado. O tempo é essencial para minimizar as sequelas. Quanto mais precoce, maior os índices de sucesso.

 

 

Na Emergência, após a identificação dos primeiros sinais, o paciente é submetido ao protocolo, que realiza exames laboratoriais e radiológicos a fim de verificar a região afetada, detectar a classe e direcionar a melhor conduta terapêutica. O tratamento, para os dois casos, pode ser minimamente invasivo, através de estudo hemodinâmico (cateterismo). O método aumenta as chances de êxito tanto para isquemias (desobstruindo artérias) quanto para hemorragias (evitando novos sangramentos).

 

 

A principal prevenção ainda é o controle das doenças sistêmicas (hipertensão, diabetes e cardiopatias) e evitar o tabagismo. O Hospital Santa Lúcia dispõe de serviço integrado de Emergência, Medicina Diagnóstica e Hemodinâmica, com protocolo de AVE implantado, para proporcionar maior agilidade e segurança ao paciente.

 

Dr. Fernando Diogo Barbosa – CRM-DF 10591
Neurocirurgião (SOS Neurológico)

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.