Voltar
Compartilhe:
11 de December de 2018

O que é atendimento humanizado e como ele beneficia pacientes e profissionais de saúde

Empatia, solidariedade e cuidado personalizado — todos esses valores estão no centro da assistência à saúde e do atendimento humanidade oferecido no Hospital Santa Lúcia. Na prática, eles auxiliam o tratamento e recuperação dos pacientes e podem se traduzir em benefícios como menor tempo de internação e até alta precoce.

“Trabalhamos para superar as expectativas do paciente com a entrega de um atendimento de qualidade em toda a sua jornada, desde o estacionamento até a atenção pós-tratamento”, afirma a gerente de Hospitalidade do Santa Lúcia Sul, Bárbara Frota. “A afetividade dá a sensação de acolhimento, traz alívio, conforto e ajuda a amenizar a dor e sofrimento no momento mais frágil do paciente”, acrescenta.

Para isso, entre as principais frentes de trabalho da equipe responsável pela implementação do atendimento humanizado no Santa Lúcia está o desenvolvimento profissional nas áreas de liderança para compartilhar experiências e conhecimentos construídos na relação com pacientes e familiares.

“Faz parte do exercício constante em oferecer atendimento humanizado a construção de uma cultura de desempenho que reforce os valores da instituição, o treinamento eficaz das equipes para construir a jornada do paciente e a implementação de padrões de qualidade focados na experiência completa do usuário no ambiente hospitalar”, resume Bárbara.

Isso faz com que os profissionais trabalhem num ambiente acolhedor, que favorece as interações e aumenta o engajamento da equipe no cuidado personalizado para cada paciente, aumentando sua segurança, fator essencial para a criação de um plano de cuidado eficaz.

O relacionamento entre familiares, paciente e equipe assistencial é fundamental para alcançar um cuidado efetivo e reduzir sentimentos negativos que possam impactar na recuperação.

Assim, considerar as necessidades de cada um nas tomadas de decisões conjuntas entre as equipes médica e de enfermagem, os familiares e o próprio paciente aumenta a segurança e melhora o desfecho clínico e o tratamento.