Voltar
Compartilhe:
14 de July de 2013

O que são probióticos e quais os benefícios de consumi-lo?

Probióticos são microrganismos vivos que, ao serem ingeridos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde, atuando principalmente no sistema gastrointestinal do indivíduo. Podem ser encontrados em produtos lácteos e em alimentos fortificados com esses, tais como iogurtes funcionais e bebidas lácteas fermentadas. Também estão presentes sob a forma de comprimidos, cápsulas e sachês.

 

Os probióticos auxiliam no equilíbrio entre as bactérias da flora intestinal, na síntese de vitaminas nos intestinos e ajudam a regular os movimentos peristálticos. Dentre os seus benefícios, podemos citar ainda o aumento da capacidade digestiva, melhora das defesas intestinais e redução da sensibilidade alergênica aos alimentos. Há evidências quanto à eficácia de alguns tipos de probióticos na prevenção e tratamento da diarreia provocada pelo uso de antibióticos. Estudo realizado por, um grupo de pesquisadores norte-americanoscomprovou esse efeito benéfico, onde a incidência de diarreia nos pacientes em tratamento com antibiótico foi 42% menor naqueles que ingeriram probióticos. Outros estudos documentam os efeitos positivos dos probióticos em uma série de transtornos gastrointestinais e extraintestinais, incluindo doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável, infecções vaginais e como reforço imunológico. Em geral, a evidência clínica mais forte a favor dos probióticos está relacionada à saúde do intestino e ao estímulo da função imune.

 

Fabiano Girade Corrêa – CRM 13062

Médico Intensivista e Membro da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Santa Lúcia.

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.