Voltar
Compartilhe:
13 de August de 2019

O que você precisa saber sobre o ecocardiograma

Cuidar da saúde do coração é essencial em todas as idades. Um dos exames mais importantes para avaliar o estado do órgão é o ecocardiograma. Mas você sabe como ele funciona e que tipo de informações fornece ao seu médico?

Para falar sobre o assunto, convidamos o médico cardiologista Frederico Abreu, coordenador da Cardiologia dos hospitais do Grupo Santa — Santa Lúcia Sul, Santa Lúcia Norte e Maria Auxiliadora (Gama).

1. O que é ecocardiograma?
Um ecocardiograma é um exame que usa ondas de som que não podem ser ouvidas (ultrassom) para produzir imagens do seu coração.

2. O que ele indica e em quanto tempo é possível conhecer os resultados?
O ecocardiograma permite determinar o tamanho do coração, a força com que ele está batendo, o funcionamento das suas valvas, dentre outras informações, auxiliando no diagnóstico e tratamento precoce de várias doenças cardíacas. Essa análise é feita em tempo real e os resultados são liberados imediatamente ao médico assistente.

3. Em que situações é solicitado?
Em qualquer situação onde haja doença cardíaca suspeitada ou já instalada ou para prevenção primária em indivíduos com fatores de risco para doenças cardíacas, como hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, infarto precoce na família etc. Também deve ser realizado rotineiramente durante quimioterapia ou radioterapia e na vigência de doenças sistêmicas que possam acometer o coração.

4. Que tipo de problemas ele auxilia a diagnosticar?
O ecocardiograma permite diagnosticar doenças valvares tais como estenoses ou insuficiências, doenças do músculo cardíaco que cursam com aumento do coração e queda da função ventricular (miocardiopatias), hipertrofias ou infiltração do músculo, doenças congênitas, infarto do miocárdio, aneurismas ou dissecções de aorta, trombos ou tumores cardíacos, entre outras patologias, algumas assintomáticas ou sem sinais clínicos evidentes.

5. Como é feito o ecocardiograma? Precisa de algum preparo?
Este exame não precisa de nenhum preparo prévio. O médico colocará o transdutor (um pequeno instrumento que parece com um microfone) no seu tórax e obterá imagens do seu coração em movimento. É usado um gel para ajudar na transmissão das ondas de ultrassom.

6. Pode haver algum desconforto?
O ecocardiograma usa ultrassom que não oferece nenhum risco para o corpo. Não há nenhuma exposição a raios X e nenhum procedimento cirúrgico é necessário. Algumas vezes, pessoas mais sensíveis se queixam de dor quando o transdutor é pressionado contra seu peito, mas teremos cuidado para reduzir este problema. O gel utilizado é antialérgico e de fácil limpeza.

7. O que acontece depois que o exame termina?
Após o exame, o paciente é liberado para reassumir suas atividades normais e recebe orientações para acessar seu resultado em até dois dias úteis.