Voltar
Compartilhe:
26 de August de 2012

O que é infecção hospitalar?

É uma infecção contraída durante a hospitalização, considerando que já não estivesse presente ou em período de incubação no momento de admissão do paciente. Atualmente, a expressão infecção hospitalar tem sido substituída por Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), de forma a englobar problemas infecciosos que podem manifestar-se tanto durante a internação (até 72 horas da entrada) quanto na pós-alta (entre 48 e 72 horas após a liberação). Também são consideradas IRAS as contaminações adquiridas em cirurgias limpas (com cicatrização rápida, sem drenos, não traumática) e que se manifestem até um mês depois do procedimento cirúrgico. Entre algumas medidas simples para o controle desse tipo de IRAS estão: higienização das mãos; evitar visitas de pessoas e crianças com doenças infecciosas (gripe, diarreia, sarampo etc.); seguir à risca dieta alimentar prescrita; e o uso adequado de antimicrobianos.

 

Para reduzir o risco de IRAS, o Hospital Santa Lúcia mantém equipe de profissionais especializados na prevenção e controle de infecção hospitalar e programas de treinamento das equipes envolvidas na assistência aos internados da instituição.

 

Dr. Tarquino Erastides G. Sánchez – CRM – DF: 9987

Médico Infectologista

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.