Voltar
Compartilhe:
30 de November de 2022

Os perigos do cigarro eletrônico

Nos últimos tempos, tem sido comum a popularização de hábitos alternativos ao cigarro convencional, principalmente entre os jovens. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2019, mostrou que 16,9% dos alunos de escola pública, entre 13 e 17 anos, já experimentou cigarros eletrônicos alguma vez na vida. Em escolas particulares, o número sobre para 18% em alunos da mesma idade. Mas junto com a prática, chegam os riscos.

Um estudo feito por pesquisadores da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostra que o uso do cigarro eletrônico aumenta em mais de três vezes o risco de experimentação, e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro convencional.

“Nós já conhecemos os males causados pelos cigarros convencionais. À longo prazo podemos citar o aumento da incidência de câncer e da hipertensão arterial, entre outras doenças. Não podemos esquecer que tanto os cigarros eletrônicos, quanto os narguilés também possuem uma carga elevada de tabaco”, explica o Dr. Lucas Albanaz, clínico geral e coordenador da clínica médica do Hospital Santa Lúcia Norte e Gama.

“No caso dos cigarros eletrônicos, muitas das essências utilizadas não têm procedência confiável. Sendo assim, não sabemos o que está ali dentro, aumentando o potencial de agravo à nossa saúde”, completa.

Assim como os convencionais, os cigarros eletrônicos expõem o organismo a uma variedade de elementos químicos gerados de formas diferentes. Segundo o INCA, uma delas é pelo próprio dispositivo (nanopartículas de metal). Outra tem relação direta com o processo de aquecimento ou vaporização, já que alguns produtos contidos no vapor de cigarros eletrônicos incluem carcinógenos conhecidos e substâncias citotóxicas, potencialmente causadoras de doenças pulmonares e cardiovasculares.

Por isso, fique atento à sua saúde, evite o consumo de qualquer tipo de cigarro e faça um acompanhamento regular. Conte sempre com o Grupo Santa para as suas consultas. Ligue (61) 3445-0000 ou envie uma mensagem por WhatsApp.