Voltar
Compartilhe:
25 de November de 2011

Participação em Congresso: UTI

Equipe do Santa Lúcia destaca a relação entre diabetes e doenças do coração

 

 

Equipe médica intensivista do Santa Lúcia

 

 “A associação entre o diabetes melito com as doenças coronárias: infarto agudo do miocárdio e angina” foi o assunto de um dos trabalhos científicos* apresentados pela equipe médica da UTI Adulto do Hospital Santa Lúcia no último Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, realizado em Porto Alegre.

 

Para a análise da relação entre as doenças, foram estudados 1005 pacientes admitidos nas UTIs do Santa Lúcia nos últimos oito anos com diagnóstico de infarto e angina. Destes, 31,4% eram portadores de diabetes melito. “O dado, confirma em algo já observado em grandes estudos norte-americanos e europeus: a importante associação entre as duas patologias”, afirma o coordenador médico da UTI Adulto do Hospital que participou do estudo, Dr. Fabiano Girade.

 

A análise constatou também que o grupo dos pacientes portadores de diabetes melito apresentou maior prevalência de hipertensão arterial (92,7%) e elevação das taxas de colesterol e/ou triglicerídeos (59%) que o grupo de pacientes com doenças coronárias e não portadores da doença. “Estas relações encontradas são descritas na Medicina como síndrome metabólica ou plurimetabólica. Trata-se da associação entre obesidade, dislipidemia (elevação de colesterol e/ou triglicerídeos), hipertensão arterial e diabetes melito”, destaca o coordenador médico.

 

A equipe médica da UTI Adulto tem participação assídua em congressos, com apresentação de trabalhos científicos nos principais eventos nacionais e internacionais de Medicina Intensiva. “O desenvolvimento desta atividade de pesquisa garante a atualização técnica do nosso trabalho, que se reflete em melhorias contínuas na assistência ao paciente”, diz o Dr. Girade.

 

Os trabalhos científicos são realizados com base em um banco de dados das UTIs do Hospital, alimentado por acadêmicos de medicina da Universidade de Brasília (UnB) e sob a orientação dos médicos Fabiano Girade e Sérgio Arruda.