Voltar
Compartilhe:
27 de March de 2018

Postura inadequada pelo uso prolongado de smartphones pode provocar hérnia de disco

A praticidade e o volume de coisas que é possível fazer com um smartphone tornaram o aparelho um companheiro inseparável em nosso dia a dia. Mas, junto com as facilidades proporcionadas na vida cotidiana, há também alguns riscos. Um dos mais importantes é a síndrome do pescoço tecnológico — doença postural ocasionada pelo mal posicionamento da cabeça que pode provocar, em casos extremos, até mesmo a hérnia de disco.

Dados da Surgical Technology International, no Reino Unido, mostram que a cabeça humana e pescoço pesam em torno de 6 kg na posição neutra (0º de angulação — olhar no horizonte).

Quando a cabeça é inclinada para frente, o impacto transmitido à coluna cervical aumenta. Por exemplo: flexionada em 15º, o peso dobra para 12 kg; em 30º, 18 kg; e com a cabeça inclinada para frente em 60º, posição em que usamos o celular, a força pode chegar a 27 kg.

“Essa situação é prejudicial, pois leva as estruturas de sustentação da cabeça — coluna, ligamentos e musculatura — a uma situação de sobrecarga extrema que pode trazer sérias consequências, como hérnia de disco na região cervical. Normalmente, os discos herniados surgem em decorrência de um trauma ou por esforço excessivo”, explica o ortopedista do Hospital Santa Lúcia, Julian Machado.

HÉRNIA DE DISCO – A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna.

O problema é consequência do desgaste da estrutura entre as vértebras que, na prática, funcionam como “amortecedores” naturais do impacto entre elas, e é mais comum nas regiões lombar e cervical, áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

No Brasil, dados do IBGE apontam que a doença atinge 5,4 milhões de pessoas. “Apesar de muitos pacientes não experimentarem os sintomas da hérnia de disco, ela pode irritar nervos próximos e resultar em dor, dormência ou fraqueza em um braço ou perna, por exemplo”, informa o especialista.

O médico recomenda algumas medidas que podem ajudar a prevenir a hérnia de disco. “Trabalhar em um ambiente ergonomicamente adequado, manter a coluna ereta ao levantar cargas e controlar o peso corporal são algumas das principais maneiras de prevenir lesões nas costas, entre elas a hérnia de disco. Praticar exercícios e cultivar uma boa postura a qualquer momento do dia também são métodos muito eficientes”, acrescenta.