Voltar
Compartilhe:
23 de May de 2019

Por que não devemos dar iogurte colorido às crianças?

Eles são gostosos e muitas crianças adoram, mas os iogurtes coloridos não são exatamente saudáveis como as propagandas tentam nos convencer. Por mais que a indústria diga que uma porção dele vale por um bifinho, o alimento não é indicado para crianças até os quatro anos de idade.
“Os iogurtes coloridos não são recomendados porque contêm excesso de açúcar, além de corantes, aromatizantes e conservantes”, afirma a pediatra Nathália Sarkis, do Hospital Santa Lúcia.
Ela acrescenta que, para crianças maiores, o iogurte colorido até pode ser incluído no cardápio, mas não deve ser dado como sobremesa pós-almoço. O cálcio presente na fórmula dificulta a absorção do ferro ingerido na refeição principal. “Não acho uma boa escolha e, de maneira nenhuma, vale por um bifinho”, reforça.
A advertência médica é que as crianças só sejam apresentadas ao açúcar depois dos dois anos de idade. Antes disso, o sabor doce deve vir apenas das frutas. A partir de um ano, além delas, o mel pode ser incluído no cardápio.
O iogurte tipo petit suisse é um alimento da classe das guloseimas e, por essa razão, deve ser ingerido excepcionalmente”, explica. Mesmo para crianças a partir de 4 anos de idade, é preciso restringir sua ingestão, já que a quantidade de açúcar presente na fórmula corresponde a 1/3 da recomendação diária máxima para a idade.
Uma alternativa caseira mais saudável é bater iogurte natural integral com banana congelada e morangos frescos, por exemplo.
Fonte: Clipping Metrópoles