Voltar
Compartilhe:
19 de June de 2019

Prevenção é saúde: manter a vacinação em dia evita doenças ao longo da vida

A vacinação previne pelo menos 15 doenças: sarampo, caxumba, catapora, rubéola, influenza (gripe), pneumonia, tétano, difteria, hepatite A, hepatite B, HPV, febre amarela, dengue, poliomielite e coqueluche. Para isso, cumprir o calendário e respeitar os ciclos de cada vacina é essencial, segundo o médico infectologista e chefe da Comissão de Controle de Infecções Vinculadas à Saúde do Santa Lúcia, Werciley Júnior.

Para ele, a falta de informação adequada sobre o papel fundamental que a imunização contra doenças desempenha na saúde individual e coletiva de uma população ainda faz com que muitas daquelas que poderiam ser evitadas por meio de vacinas ocorram com grande frequência.

“A imunização ainda é um tabu e muitas doenças imunopreveníveis, aquelas passíveis de vacinação, continuam contagiando pessoas quando já poderiam ter sido erradicadas”, afirma o especialista, ao relembrar que as notícias falsas desempenham papel fundamental neste sentido, já que amedrontam a população.

CALENDÁRIO – As pessoas saudáveis, via de regra, devem seguir o calendário regular de vacinação disponível no site da Sociedade Brasileira de Imunizações, onde é possível fazer o download por faixa etária e conhecer tudo sobre o assunto.

Os calendários estão organizados da seguinte forma:

Prematuro

Criança – 0 a 10 anos

Adolescente – 11 a 19 anos

Gestante

Adulto – 20 a 59 anos

Idoso – mais de 60 anos

Ocupacional

Calendário único: do nascimento à terceira idade

Calendário SBIm – Do nascimento aos 19 anos

Calendário SBIm – Dos 20 anos à terceira idade

VACINAÇÃO NO SANTA LÚCIA – No Santa Lúcia estão disponíveis as seguintes vacinas:

Infantil

BCG: protege contra as formas mais graves de tuberculose causadas por bactéria transmitida pelo ar.

Hepatite B: previne hepatite B, doença que pode ser grave e levar a condições crônicas no fígado.

Adulto e Idoso

Gripe (incluindo H1N1): doença muito comum que ataca pulmões, nariz e garganta e se propaga facilmente, podendo se agravar em alguns casos.

Idoso

Pneumocócica 13-Valente: previne infecções graves como pneumonia, meningite e bacteremia/ septicemia.

CUIDADOS – Como algumas vacinas são produzidas com vírus atenuados, ou seja, com os agentes causadores da doença ainda vivos, é preciso estar atento à sua condição de saúde na hora de se vacinar. São exemplos desse tipo as doses contra dengue, febre amarela e herpes.

“Caso o indivíduo possua fatores de risco, como o uso de corticoides, ou esteja sendo submetido a tratamentos imunossupressores, como quimioterapia, é preciso cautela na hora de se vacinar para evitar que, em vez de induzir a proteção, a vacina acabe provocando a doença. Nestes casos, a imunização precisa ser feita sob orientação médica qualificada”, reforça Werciley Júnior.

Além disso, não é recomendado tomar de uma só vez mais de uma vacina produzida com vírus atenuado. “Já quando os vírus estão inativos, é possível aplicar até quatro doses de diferentes tipos por período, sendo necessário um intervalo de 10 dias para uma nova aplicação”, detalha.