Voltar
Compartilhe:
28 de July de 2013

Qual a importância do leite materno para a saúde do bebê?

Dia 1º de agosto é o Dia Mundial da Amamentação e uma ótima oportunidade para reforçarmos a importância do leite materno como o alimento mais completo para o bebê. Sua composição é rica em vitamina, proteína, gordura, açúcar e água. Possui, ainda, elementos que nenhum leite em pó consegue adicionar em sua composição, como anticorpos e glóbulos brancos fundamentais para promover a saúde do bebê e prevenir infecções, alergias e outras doenças. Ele é capaz de nutrir e recuperar recém-nascidos internados em UTIs neonatais, sendo um dos fatores de redução da mortalidade infantil e do desenvolvimento de crianças saudáveis.

 

Ciente dessa importância, o Banco de Leite Humano do Santa Lúcia realiza um trabalho sólido na coleta e uso de leite materno. O Hospital atinge em quase 100% a utilização desse alimento na recuperação dos bebês submetidos à terapia intensiva.

 

Esse resultado é fruto de constante campanha para doação de leite com as pacientes internadas na Maternidade. O consumo diário é alto, mas o estoque se mantém devido ao trabalho de sensibilização das doadoras. Mães com interesse em doar podem procurar a Unidade ou telefonar para o número (3445-0319) para que seja feita a coleta.

 

A coleta, armazenamento, pasteurização e distribuição do leite passam por rigoroso controle de qualidade e segurança em seus processos. O Banco de Leite do Hospital Santa Lúcia foi o primeiro entre hospitais privados a ser credenciado na rede de bancos de leite humanos do Brasil.

 

Dra. Fábia Queiroga – Pediatra

CRM DF: 8921

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.