Voltar
Compartilhe:
30 de September de 2012

Qual a relação dos exercícios físicos com a diminuição de cardiopatias?

A atividade física regular, adequada à idade e condição de saúde do indivíduo, ajuda a prevenir diversas condições patológicas, tais como pressão alta, obesidade, diabetes, dislipidemias e, inclusive, problemas cardíacos. Andar cinco vezes por semana, com passos rápidos, e durante meia hora, reduz o risco de infarto do miocárdio em 14%. Se a atividade durar uma hora, a redução chega a 20%.

 

Outra atitude simples é tomar a iniciativa de subir e descer escadas, ao invés de usar o elevador. Se forem 32 lances de escada por semana, o risco de doenças do coração diminui em até 28%. É importante lembrar que, antes de qualquer atividade física, seja realizada uma avaliação médica prévia. O Hospital Santa Lúcia, referência em assistência cardiológica, dispõe de estrutura completa e integrada para identificar e atender de forma rápida e segura os portadores de doenças cardiovasculares. No atendimento de emergência, o Hospital foi o primeiro da região a instalar o Protocolo de Dor Torácica, baseado nas experiências de hospitais em Chicago, nos Estados Unidos. 

 

Dr. Lázaro Miranda – CRM/DF 3099
Cardiologista membro do Fellowship of American College of Cardiology

 

Todos os domingos na Revista do Correio Braziliense temos um espaço para você, leitor, tirar dúvidas sobre alguma especialidade médica. Envie sua pergunta para comunicacao@santalucia.com.br e participe de nossa coluna.