Voltar
Compartilhe:
02 de April de 2020

Quarentena: como encarar o home office e/ou lidar com a pressão do possível desemprego

Para muitas pessoas, trabalhar em regime de home office pode ser uma experiência nova e eventualmente não prazerosa. Neste período de quarentena, o trabalho em casa é uma alternativa útil, mas que precisa ser organizada para evitar excessivo desgaste mental e físico.

“Essa nova realidade, ainda que temporária, pode desorganizar a rotina diária e produzir algum tipo de insegurança ou angústia”, revela a psicóloga da UTI do Hospital Santa Lúcia, Marcelle Maia.

Para ajudar você a passar por esse momento em home office da melhor forma, ela deu algumas dicas. “Organize seu tempo e separe as atividades profissionais e pessoais; crie um ambiente de trabalho, ou seja, estabeleça um cômodo para a realização das atividades profissionais, e tenha uma lista de tarefas a serem cumpridas no dia e evite incorporar coisas novas a ela a todo instante”, destaca.

Também é relevante fugir das distrações e respeitar intervalos como o almoço, pausas para o café e, principalmente, o término de expediente. “Não abra mão do tempo livre! Leia, interaja com outras pessoas e descanse para não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa”, reforça.

DESEMPREGO OU REDUÇÃO DE SALÁRIO – As pandemias podem ter efeitos importantes na economia e na infraestrutura da sociedade. À medida que as pessoas ficam doentes e incapazes de cumprir seus papéis ocupacionais ou que medidas mais drásticas, como o isolamento social, são necessárias, como no momento atual, surgem novas preocupações: e se eu perder o emprego? Como vou sustentar minha família? O que posso fazer para não sofrer com as necessidades básicas?

De acordo com a psicóloga, manter o equilíbrio emocional pode ser muito difícil em momentos assim, mas pensar e agir de forma prática pode auxiliar a preservar a saúde mental.

“Tenha um plano B. Mesmo que não esteja na berlinda e sua empresa não esteja realizando demissões, pense o que você pode fazer se perder o emprego neste momento. Além disso, coloque o networking em dia, avalie e amplie sua rede de contatos e acione todos aqueles que possam ajudá-lo de alguma forma”, recomenda.