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07 de January de 2019

Retrospectiva 2018: Santa Lúcia investe na qualidade de seus serviços para ofertar melhor assistência à saúde do DF

O Santa Lúcia investe constantemente na atualização de suas equipes, na modernização de sua infraestrutura e em equipamentos da mais alta tecnologia para oferecer sempre a melhor assistência à saúde aos seus pacientes, com qualidade e segurança, conceitos inegociáveis em todos os seus processos.

“A cada ano o nosso plano de investimentos atende a um conjunto de ações prioritárias que incluem os mais variados aspectos da assistência à saúde, desde os mais visíveis, como a compra de novos equipamentos e a melhoria física de nossas unidades, até o aperfeiçoamento de protocolos para torná-los mais seguros e eficazes, entre outras ações”, explica o CEO do Grupo Santa, Raul Sturari.

Em 2018, diversos projetos e investimentos podem ilustrar o compromisso do Santa Lúcia com seus pacientes, além dos profissionais de sua equipe, planos de saúde e o mercado.

1. Time Zero nas unidades de internação: busca de excelência assistencial com base na integração multi e transdisciplinar, com realização de rounds diários, elaboração de plano/projeto terapêutico e compromisso com o gerenciamento de indicadores assistenciais. Inicialmente implantado como projeto piloto para a população geriátrica, hoje estende-se a outras unidades de internação.

2. Projeto de Assistência Integral ao Idoso 60+: programa de atendimento ao idoso conduzido por médicos geriatras e equipe multiprofissional. Foi fortalecido em 2018 por conta da franca transição epidemiológica da população, que conta com um número cada vez maior de idosos sendo hospitalizados. É um projeto estratégico, focado na oferta de assistência diferenciada, que considere as peculiaridades e fragilidades da população idosa.

3. Assistência integral ao paciente grave de qualquer idade: a Emergência Adulto e Infantil, as unidades de Terapia Intensiva Adulto (UTI), Pediátrica (UTIP) e Neonatal (UTIP), são diferenciais para toda a região Cdentro-Oeste, que é carente de leitos para pacientes graves, particularmente nas áreas pediátrica e neonatal.

4. Investimento em tecnologias inovadoras:

– Sistema Trilogy: aparelho de radioterapia de alta tecnologia, com fornecimento simultâneo de imagem da área irradiada e proximidades, permitindo sessões mais rápidas e com maior precisão, preservando áreas sadias do corpo.

– GE Innova Biplane: aparelho utilizado pelo serviço de hemodinâmica para o tratamento de infartos, derrames e outras doenças vasculares. Permite maior qualidade da imagem com menor uso de radiação, menos contraste. Poucos serviços no Brasil atualmente possuem este equipamento.

– Sherlock 3CG Site RITE 8: moderno aparelho de ultrassonografia que permite a colocação de cateteres para infusão de medicamentos de maneira menos invasiva e segura, possibilitando localização do vaso, acompanhamento do trajeto do cateter e conformação da sua localização ao final do procedimento.

5. Hemodinâmica: o serviço de Hemodinâmica do Santa Lúcia contempla assistência integrada e multiprofissional 24h para doenças coronarianas (infarto), neurológicas (AVC) e vasculares (embolias e tromboses). Possui a tecnologia GE Innova Biplane.

6. Atendimento ao AVC: a realização de trombólise (para “desmanchar o coágulo”) e trombectomia (patra “retirar o coágulo”) em acidentes vasculares isquêmicos oferece excelentes resultados. Para isso, o Santa Lúcia dispõe de equipe multiprofissional  composta por neurologistas, neurocirurgiões, neuro-radiologistas, anestesistas e enfermeiros hemodinamicistas com excelente e renomada qualificação técnica, agregada a uma ampla experiência no atendimento ao paciente vítima de AVC.

7. Centro de Oncologia Integrado aos serviços do Hospital: o Santa Lúcia oferece ao paciente oncológico todas as instâncias assistenciais necessárias ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento do câncer dentro da mesma estrutura física, evitando deslocamentos e estresse ao paciente. A equipe multidisciplinar é especializada em atendimento oncológico, os oncologistas clínicos atuam em tumores específicos e o Departamento de Cirurgia Oncológica está consolidado. Além disso, todo o time está pronto para ofertar atendimento humanizado e integral, com suporte também aos familiares do paciente.

8. Prontuário Eletrônico Integrado (Sistema MV PEP): prontuário eletrônico moderno para garantir maior segurança da informação e integração eletrônica com todos os setores do hospital (laudos da radiologia, resultados de exames do laboratório, relatórios cirúrgicos, registro de todos os profissionais da assistência, etc.), além do registro de todas as internações anteriores. Tudo para facilitar a busca por informações referentes ao histórico do paciente e agilizar a tomada de decisões.