Voltar
Compartilhe:
13 de February de 2019

Saiba o que é e quais são os sintomas da anemia

Baixas taxas de hemoglobina no sangue provocam fraqueza, raciocínio lento, tontura, falta de ar e indisposição

Está se sentindo cansado, fraco, com raciocínio lento, tontura, falta de ar e indisposição? Pode ser anemia. As baixas taxas de hemoglobina – proteína que permite o transporte de oxigênio no sangue – têm como consequência uma enfraquecimento geral na performance do corpo.

“As principais causas de anemia são sangramentos ou privação de ferro”, explica Luciano Lourenço, clínico geral, intensivista e chefe da Emergência do Hospital Santa Lúcia. No primeiro caso, o paciente pode estar perdendo gotas de sangue em alguma parte do corpo (no intestino, por exemplo). “É preciso identificar a fonte do sangramento. É um tipo de anemia mais grave e, para solucioná-la, pode ser necessário medicamento ou até cirurgia”, completa.

Mulheres, em especial, têm maior tendência a apresentar quadro de anemia por conta da perda de sangue durante o ciclo menstrual. Neste caso, algumas vezes é recomendado o controle hormonal. O diagnóstico só pode ser feito por um médico.

Mas a maioria das anemias é causada pela falta de ferro: a indicação é repor o nutriente com orientação nutricional. Semente de abóbora, tofu, chocolate preto, abóbora cozida e feijão são boas fontes de ferro. Em alguns casos, pode ser indicado o uso de medicamentos.

Outra variação é a anemia falciforme, um tipo de distúrbio hereditário que altera o formato das hemácias e diminui o tempo de vida do paciente. Há tratamento, mas não há cura.