Voltar
Compartilhe:
06 de June de 2016

Sala vermelha oferece atendimento especializado a pacientes idosos em estado grave

Os pacientes com mais de 60 anos em estado grave podem contar com atendimento especializado na Sala Vermelha do Hospital Santa Lúcia. No local, equipamentos de última geração e um time de médicos emergencistas, cardiologistas e neurologistas, além de enfermeiros, oferece toda a assistência necessária à população da melhor idade.

“Idosos estão mais sujeitos a agravos à saúde, tais como acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, infecções generalizadas, falência respiratória e outros. Por isso, unidades como essa de que dispomos são fundamentais para garantir a segurança e agilidade no seu atendimento”, explica o diretor técnico do Hospital Santa Lúcia, Raul Sturari.

A Sala Vermelha é o local adequado para o atendimento de pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos enquanto aguardam a definição do diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nela, atuam profissionais médicos com experiência em medicina de emergência. Todos possuem residência médica, certificação em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS, na sigla em inglês) e muitos atuam prioritariamente em UTIs.

Em funcionamento há cerca de um ano, a sala tem capacidade para atender a até sete pacientes simultaneamente e está equipada com monitores cardíacos, desfibriladores, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, instrumental para procedimento de emergência — como intubações, drenagem torácica e traqueostomias —, dentre outros equipamentos.

“O espaço está alinhado aos mais modernos centros de emergência médica do mundo, com boxes individuais e estrutura semelhante a uma unidade de tratamento intensivo dentro do próprio pronto-socorro”, detalha Raul Sturari.