Voltar
Compartilhe:
30 de June de 2020

Santa Lúcia adquire a 1ª ambulância exclusiva para atendimento de AVCs no Brasil

É a segunda unidade na América capaz de realizar uma angiografia por tomografia computadorizada enquanto o paciente é transportado para o hospital

O Santa Lúcia está trazendo para Brasília um serviço de resgate móvel especializado em acidente vascular cerebral (AVC). Com recursos avançados de imagem, o paciente que necessitar do transporte poderá realizar uma angiografia por tomografia computadorizada na própria ambulância para identificar qual tipo de AVC – isquêmico ou hemorrágico – tem e iniciar a operação medicamentosa ainda dentro do veículo.

Este é o segundoª serviço do tipo a funcionar na América Latina, e o primeiro numa rede privada. “A importância da percepção nos primeiros sinais de AVC (nas primeiras 4h30) e o rápido atendimento na Emergência, com o devido protocolo para o diagnóstico da doença, são fundamentais para a sobrevivência do paciente, pois a cada um minuto, dois milhões de neurônios morrem. É uma corrida contra o tempo”, alerta a médica neurologista clínica do Hospital Santa Lúcia, Drª Thaís Augusta. Agora, esse protocolo pretende ser ainda mais rápido com o novo serviço de atendimento móvel de urgência, exclusivo para as vítimas dessa condição.

Os exames do paciente chegarão em tempo real, via telemedicina, para a equipe médica que estará aguardando sua entrada no hospital e o conduzirá diretamente para um centro hemodinâmica ou um centro cirúrgico, a depender do caso. “O objetivo deste projeto é dar sobrevida ao paciente, pois tempo é cérebro e, desta forma, diminuímos as chances de riscos e sequelas provocados pela doença, além de trazer mais segurança e agilidade em todo o atendimento”, explica o médico e CEO do Grupo Santa Lúcia, Dr. Raul Sturari. O projeto também atenderá o Protocolo de Dor Torácica, para pacientes vítimas de infarto, por exemplo.

Todos os anos, 17 milhões de pessoas são atingidas pelo AVC, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Destas, pelo menos 6,5 milhões não resistem às sequelas da doença. Com a pandemia do novo coronavírus, cientistas apontam que esse número pode subir ainda mais com pacientes diagnosticados pela Covid-19 e que apresentam derrame (entre 1% a 5%) – como relatam quatro estudos publicados em maio, pela revista científica Stroke, da Associação Norte-Americana de Derrame.

Para solicitar o serviço da ambulância, basta entrar em contato com a central do Tele AVC do Grupo Santa – 61 3445-0100 – e, em parceria operacional com a UTI Vida, será iniciado o protocolo de atendimento na central de triagem por meio do qual o profissional de saúde irá identificar a necessidade de enviar a ambulância, cuja equipe é composta por motorista, médico especializado, enfermeiro e técnico em radiologia.

AVC E COVID-19 – Médicos da China, Reino Unido e de Nova York identificaram indícios de que o Sars-Cov-2 poderia afetar o cérebro de diversas maneiras e que pacientes estavam apresentando derrames, além de confusão mental e outros danos neurológicos. A suspeita é de que a Covid-19 estaria ligada a um aumento na formação de coágulos em artérias, levando também ao AVC. O primeiro estudo foi publicado no dia 10 de abril na revista JAMA Neurology, e reforçada em novo artigo, com quatro novos estudos, na revista Stroke da edição de maio.

Os pesquisadores do hospital Mount Sinai Health System, em Nova York, relataram em carta para o The New England Journal of Medicine casos de AVCs em pacientes com menos de 50 anos infectados pelo coronavírus. Um dos possíveis mecanismos para o entupimento nas artérias que irrigam o cérebro é a inflamação sistêmica promovida pelo corpo em resposta ao Sars-CoV-2, de acordo com os especialistas do hospital. As citocinas, substâncias inflamatórias liberadas exageradamente em alguns sujeitos acometidos por este agente infeccioso, agridem o endotélio, que é a parede dos vasos sanguíneos. Isso, por sua vez, atrapalharia a circulação, segundo os médicos.