Voltar
Compartilhe:
23 de September de 2013

Santa Lúcia dispõe de serviço integrado de oncologia

Tratamento integral do câncer em ambiente hospitalar traz mais segurança e eficiência

 
A unidade de oncologia do Santa Lúcia conta com corpo clínico próprio e atendimento integrado a todos os serviços do hospital. A complementaridade dos serviços é única no Distrito Federal e traz maior acolhimento e segurança aos pacientes, pois reforça o atendimento multidisciplinar em um mesmo ambiente, preconizado pelos grandes centros de oncologia no mundo.
 
 
 
Segundo o coordenador médico da Oncologia do Hospital Santa Lúcia, o médico hematologista Eduardo Ribeiro, a unidade tem como principal diferencial a integração, num mesmo local, dos serviços de radioterapia, quimioterapia ambulatorial e de pacientes internados, ambulatório de oncologia e hematologia, radiologia (Ressonância Magnética e tomografia computadorizada), medicina nuclear (PET-CT) e transplante de medula óssea. “O tratamento de neoplasias requer um acompanhamento continuado e global para ser eficaz”, analisa Dr. Eduardo. “Por isso, mesmo o paciente que hoje é atendido em clínicas de oncologia necessita de suporte remoto de hospitais nos casos de intercorrências, seja para realização de exames, atendimento de emergência, consultas ambulatoriais em outras especialidades, ou mesmo internação”.
 
 
 
De acordo com o hematologista, a concentração permite oferecer mais segurança e agilidade, tendo como resultado um tratamento humanizado para cada indivíduo assistido. “Tais facilidades reforçam comodidade para o paciente, que passa a ter mais tranquilidade e pode se concentrar melhor no enfrentamento da doença”, afirma Dr. Eduardo, que enumera outros suportes oferecidos pelo hospital, como centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva, medicina diagnóstica e radioterapia.
 
 
 
Tratamento integrado
Com um dos serviços mais completos do DF, o centro oncológico do Santa Lúcia conta com seis consultórios médicos, farmácia própria, quatro espaços privativos de quimioterapia e ambiente confortável para as sessões de infusão de medicamentos quimioterápicos. A unidade também oferece o serviço de Day Clinic, em que o paciente, podendo evitar a internação, faz o tratamento no hospital e retorna ao ambiente familiar no mesmo dia.
 
 
 
O transplante de medula óssea é outro diferencial. O Santa Lúcia é o único hospital particular do Distrito Federal que executa todas as etapas do transplante autólogo de medula óssea em um mesmo ambiente – desde coleta, congelamento, armazenamento, processamento, até a transfusão.
 
 
A equipe multidisciplinar é formada por médicos oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e hematologistas auxiliados por enfermeiros e farmacêuticos especialistas na área. E, para que tudo funcione de maneira orquestrada, o corpo assistencial está alinhado a protocolos de condutas clínicas bem definidos, com rígido controle de qualidade e com o máximo de segurança nos procedimentos.