Voltar
Compartilhe:
05 de September de 2014

Santa Lúcia é o Hospital Top of Mind 2014

Primeiro hospital particular de Brasília, com quase 50 anos de tradição, o Hospital Santa Lúcia tem uma história que se confunde com a da capital. Ele oferece aos seus pacientes uma das mais completas estruturas de atendimento, com a excelência conquistada ao longo de décadas. Seu serviço de emergência funciona 24 horas e tem várias especialidades, a exemplo de Cardiologia, Ortopedia, Ginecologia e Clínica Médica. A Unidade Materno Infantil dispõe de maternidade, centro obstétrico e UTI neonatal com foco em gestação de alta complexidade. O hospital também foi a primeira unidade particular de saúde do país a implantar um Banco de Leite, que atende com alto padrão de qualidade à sua UTIN.

 

 

O Santa Lúcia investe pesado nos mais modernos aparelhos para diagnóstico por imagem, como tomógrafo multislice e ressonância magnética. Além disso, é um dos únicos hospitais do Centro Oeste a possuir aparelho de PET-CT e sua UTI Adulto é referência na região. Seu centro cirúrgico, de alta complexidade, conta com uma sala inteligente, equipada para cirurgias com técnicas minimamente invasivas.

 

 

Além dessa estrutura e do corpo clínico especializado, o Santa Lúcia trata como prioridade estratégica a segurança do paciente, fundamental para prevenção, controle e mitigação de eventos adversos nos serviços de saúde. Em 2014, o hospital alcançou a certificação nível Acreditado Pleno, validada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta o compromisso com elevados critérios de segurança do paciente e de gestão integrada de processos. Com isso, o Santa Lúcia amplia a segurança do paciente desde sua entrada no hospital, passando pela classificação de risco, até o monitoramento da sua evolução clínica. Essa estratégia inclui ainda outras ações permanentes, como medidas preventivas de infecções hospitalares e o Protocolo de Cirurgia Segura.

 

 

Oncologia integrada é destaque

Um dos pontos de maior destaque do Santa Lúcia é sua unidade de Oncologia Integrada. Pioneiro em diagnóstico e tratamento de câncer em Brasília, o Hospital oferece o conceito de atendimento integral: o paciente com câncer pode utilizar, em um mesmo local, serviços de radioterapia, quimioterapia, ambulatório de oncologia e hematologia, radiologia e transplante de medula óssea, o que traz mais praticidade e conforto, além de permitir maior interação entre os profissionais que lidam com cada caso, o que é importante para o sucesso do tratamento.

 

 

O serviço oferece ainda aos seus pacientes o Planejamento Radioterápico com utilização do exame de PET-CT. Esse exame, de altíssima precisão, é um diferencial diagnóstico que promove a melhor localização e estadiamento do tumor, além de aumentar as chances de cura e minimizar os efeitos colaterais agudos e tardios no paciente. Outra facilidade oferecida pelo Santa Lúcia é a Day Clinic. O paciente oncológico pode receber a quimioterapia sem necessidade de internação hospitalar, com privacidade e conforto, e retorna para casa no mesmo dia.

 

 

Santa Lúcia em números:

1966 – foi o ano de inauguração do hospital

257 leitos de internação e 85 leitos de UTI

1,5 mil médicos no corpo clínico

20 mil pacientes atendidos por mês na emergência

1,3 mil internações e 800 cirurgias mensais