Voltar
Compartilhe:
18 de March de 2020

Santa Lúcia está preparado para atender pacientes com suspeita e confirmação de coronavírus

Com 34 casos confirmados e mais de 191 em investigação, Brasília está em alerta para controlar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). No Santa Lúcia, todas as medidas foram e continuam sendo tomadas para prevenir a infecção entre os pacientes que precisam ir até as unidades hospitalares Santa Lúcia Norte, Santa Lúcia Sul e Maria Auxiliadora e os profissionais que atuam nesses espaços.

“Treinamos grupos específicos dentro das nossas equipes e estamos isolando pacientes com suspeita de contaminação em uma unidade exclusiva para esse cuidado. A Comissão de Controle de Infecções Vinculadas à Saúde está capacitando todos os setores e, além disso, foram realizadas compras emergenciais de insumos necessários à prevenção da contaminação e tratamento dos doentes. Tudo está sendo utilizado com cautela para que o estoque dure o tempo necessário”, afirma o médico infectologista Werciley Júnior, chefe da Comissão.

De acordo com ele, os cuidados recomendados por autoridades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde brasileiro precisam ser respeitados pela população. É necessário evitar o pânico e obedecer instruções como ficar em casa e evitar aglomerações e idas a ambientes com grande fluxo de pessoas.

“A higiene das mãos deve ser reforçada com água e sabão e, na impossibilidade, com álcool 70% sempre que o indivíduo tocar em algo. É preciso ainda evitar o contato com pessoas doentes e restringir o uso de máscara, que deve ser feito exclusivamente por quem foi diagnosticado com Covid-19 ou já possui uma enfermidade que demanda esse uso, como os pacientes em tratamento de câncer”, alerta o especialista.

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA – Como o maior grupo da rede privada de saúde do Distrito Federal, o Grupo Santa tem atuado junto a todas as instituições responsáveis pelo controle da pandemia. Reuniões periódicas têm sido realizadas junto com o Governo do Distrito Federal (GDF) e, em contato direto com a Central de Epidemiologia, os casos positivos de contaminação pelo coronavírus têm sido notificados imediatamente.

“Na segunda-feira, 16, ocorreu uma dessas reuniões entre representantes do GDF e de todos os hospitais do Grupo Santa. Somos, sem dúvida, a rede hospitalar mais preparada para o atendimento e controle do Covid-19, temos uma área definida para evitar que o coronavírus prejudique o atendimento aos outros pacientes e estamos empenhados em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para controlar e reduzir a transmissão o mais rápido possível”, finaliza Werciley Júnior.

O QUE É CORONAVÍRUS? É uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China, mas os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas as mais propensas.
Para este momento, intensifique as medidas preventivas. Seja responsável e adote os cuidados necessários para proteger a si e toda a sociedade:

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
– Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir.
– Evite aglomerações e contato desnecessário com pessoas mais suscetíveis a casos graves, como idosos e pacientes de doenças cardiovasculares e diabetes.
– Mantenha os ambientes bem ventilados.
– Não compartilhe objetos pessoais.

SAÚDE MENTAL TAMBÉM É IMPORTANTE – O Instituto Vita Alere organizou algumas informações sobre o cuidado com a saúde mental neste período em que o isolamento social se faz necessário. Veja as principais dicas:

– Filtre a quantidade e qualidade das informações que recebe e, se possível, partilhe histórias positivas.
– Tente praticar exercícios e se alimentar de forma saudável.
– Aproveite o tempo e faça coisas que gosta, como ouvir uma boa música, fazer um curso online ou ler.
– Tente perceber o que pode aprender com tudo o que está passando, olhe a situação de forma realista sem entrar em pânico.
– Crie uma rotina de trabalho e autocuidado para que o dia aconteça de modo mais organizado e tranquilo.
– Se perceber que está sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar ou em suicídio, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV (188).
– Converse com outras pessoas, não se isole!
– Se estiver em tratamento, não pare a medicação e procure seu médico se perceber piora nos sintomas.