Voltar
Compartilhe:
19 de January de 2015

Santa Lúcia recebe III Semana de Gestão e Empreendedorismo em Saúde

No mês de agosto, os hospitais Santa Lúcia e Santa Helena, foram palco de palestras da III Semana de Gestão e Empreendedorismo em Saúde, realizada pela Associação Médica de Brasília (AMBr) em parceria com o Sebrae no Distrito Federal. Neste ano, a  iniciativa teve uma novidade: ao invés de o médico ir até o local da palestra, as  apresentações foram realizadas nos principais centros clínicos de Brasília. Os Hospitais foram palco de duas palestras que trataram sobre temas como governança corporativa, serviços compartilhados, gestão da qualidade e fi nanças em saúde e contaram com a audiência de médicos das unidades do Grupo.

 

“Estratégias de empreendedorismo valem para todos, do pipoqueiro às grandes empresas, inclusive as do setor de saúde”, defende o controller do Grupo Santa, Décio Wehbe, que ministrou duas palestras no evento. Segundo ele, se antes a especialização médica e o foco na assistência eram as únicas preocupações dos médicos brasileiros, nos dias de hoje o empreendedorismo e a gestão da qualidade dos serviços se afi rmam como diferenciais importantes na área. “O ambiente de mercado da saúde não se limita à tríade fornecedor/ cliente/ concorrente; ele envolve o paciente, o corpo clínico, os planos de saúde, as clínicas e hospitais, além dos fornecedores e concorrentes”, explica. Neste cenário competitivo e de rápidas inovações, acrescenta Wehbe, destaca-se quem consegue agregar a visão empreendedora à medicina.

 

O Dr. Elias Couto, que é médico do Grupo Santa e diretor de Planejamento da AMBr, ressalta que a necessidade de obter informações sobre gestão e empreendedorismo sempre existiu, mas os médicos não tinham essa formação e esse cuidado nas clínicas e consultórios. “A gestão do serviço de saúde era feita de maneira amadora. Hoje, o médico tem a oportunidade de fazer um curso de administração e se dedicar à gestão, não só com foco em negócio, mas de maneira mais humanizada, com mais qualidade ao serviço prestado”, destaca.

 

A III Semana de Gestão e Empreendedorismo em Saúde contou ainda com participações do Dr. Décio Pereira, integrante do Conselho Diretor do Hospital Anchieta; do diretor do Instituto Brasileiro de Gestão (IBG), Reginaldo Carvalho; do consultor do Sebrae, Roberto Rocha; e do diretor do Núcleos – Centro de Medicina Nuclear, Gustavo Gomes, além de Décio Wehbe. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão e Empreendedorismo em Saúde Suplementar da AMBr, que, há três anos, desenvolve atividades com o objetivo de levar conhecimento em gestão aos médicos e aos seus grupos de trabalho.