Voltar
Compartilhe:
22 de February de 2019

Santa Lúcia treina profissionais brasileiros e do exterior para tratar o aneurisma da aorta

Médicos participam de treinamentos em Brasília sob a coordenação de Gustavo Paludetto, um dos maiores especialistas no assunto no Brasil

O Hospital Santa Lúcia é referência nacional no tratamento de aneurisma da aorta, dilatações segmentares semelhantes a bolhas em uma mangueira que envolvem uma ou mais porções da aorta, a maior artéria do corpo humano. A Unidade é reconhecida como um centro de treinamento de profissionais que querem aprender a utilizar as mais modernas técnicas para o tratamento da doença.

Segundo o cirurgião endovascular Gustavo Paludetto, um dos poucos especialistas do Brasil capacitados para realizar a cirurgia percutânea de aneurisma da aorta, isso acontece porque o Hospital Santa Lúcia reúne as principais qualidades necessárias ao tratamento da doença: time de profissionais extremamente qualificado, equipamentos de última geração e infraestrutura ideal.

“A forma como operamos tem chamado a atenção porque transformamos uma cirurgia que era gravíssima em algo muito mais simples e menos invasivo. Hoje, realizamos o procedimento de forma percutânea, com o auxílio da máquina Innova GE Biplane, uma das mais modernas do Brasil. Isso faz com que o paciente não necessite de transfusão sanguínea, por exemplo, além de reduzir drasticamente o tempo de sua recuperação”, ressalta.

O mais recente treinamento ocorreu no dia 14 de fevereiro, quando profissionais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro estiveram na capital federal para estudar asos clínicos no tratamento dos aneurismas de aorta e membros inferiores. A atividade teve o apoio da Cardinal Health Cordis.

Segundo Laís Reis, representante de vendas da empresa, a instituição costuma investir em treinamento de profissionais e escolheu o Santa Lúcia pela sua excelência em infraestrutura e equipe.

“O Santa Lúcia permite esse tipo de evento por ter um número significativo de procedimentos dentro do segmento privado e profissionais qualificados e com muita experiência no tratamento endovascular com os produtos Cordis”, explica.

“Já foram treinados oito médicos de diversos estados (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro em dois eventos nesse modelo. “Além disso, a Cordis já realizou outros eventos em parceria com o Santa Lúcia, a exemplo do wsorkshop de casos complexos e eventos voltados para treinamento de médicos internacionais, quando treinamos cinco profissionais colombianos”, acrescenta.

O próximo treinamento já está agendado para o dia 27 de março e contará com a participação de profissionais  de Pernambuco, Rio de Janeiro e Mato Grosso.