Voltar
Compartilhe:
09 de October de 2020

Novo mamógrafo digital – Senographe Pristina: tecnologia de ponta para o diagnóstico de câncer de mama

Com o novo mamógrafo digital, o Centro Radiológico de Brasília (CRB) fica ainda mais moderno e completo

Referência em inovação tecnológica, o Grupo Santa Lúcia investe cada vez mais em tecnologias para oferecer aos seus pacientes os recursos mais avançados disponíveis no mercado. Por isso, o Centro Radiológico de Brasília (CRB) conta agora com o novo mamógrafo digital Senographe Pristina – uma tecnologia de ponta para o diagnóstico de câncer de mama, o equipamento oferece mais precisão, agilidade e conforto às pacientes no exame de mamografia.

Com o novo mamógrafo, o Centro de Oncologia do hospital, que já é referência nacional por oferecer tratamento com equipe multidisciplinar, fica ainda mais moderno e completo. O Pristina tem design ergonômico que foi projetado para reduzir o esforço físico por meio de funcionalidades dedicadas para facilitar o posicionamento da paciente durante a mamografia. Com o novo mamógrafo,  são utilizadas técnicas avançadas de estereotaxia digital para marcação pré-cirúrgica de lesões e biópsias  (core biopsy e mamotomia)

Para proporcionar maior comodidade e reduzir a ansiedade durante o exame, o equipamento foi desenhado para deixar as pacientes mais confortáveis durante o exame das mamas, permitindo uma experiência de mamografia rápida e tranquila. Com superfícies macias, o Senographe Pristina promove uma sensação de calma, com iluminação elegante e formas arredondadas.

Importância da mamografia – A mamografia é um exame radiológico que permite a identificação de lesões mamárias suspeitas de câncer de mama. Ela é realizada a partir de imagens de raio X, feitas com a mama comprimida. O exame é rápido e fundamental, pois permite a identificação de imagens sugestivas de câncer, como nódulos, assimetrias e microcalcificações, ou seja, áreas do tecido mamário que se alteram em virtude de distorções do tecido normal.

A realização de exames de mamografia pode reduzir a taxa de mortalidade de câncer de mama entre 30 e 36%. “Qualquer tipo de câncer, quanto mais precocemente a gente fizer o diagnóstico, maiores as chances de cura. Essa é uma verdade tão importante em câncer de mama, que a redução da mortalidade da doença, quando se faz mamografia, é em torno de 30 a 36%”, explica a médica oncologista do Hospital Santa Lúcia, Dra. Patrícia Schorn.

Segundo a especialista, quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer de mama, menos invasivo e mais eficiente será o tratamento. “Quanto mais precocemente for feito o diagnóstico, os tratamentos poderão ser feitos de forma menos intensa. Ou seja, se identificado na fase inicial, é bem provável que se faça menos quimioterapia, que se faça uma cirurgia menor, além disso, as chances de cura são diretamente proporcionais ao estágio da doença”, acrescenta a médica.

Câncer de mana no Brasil –Segundoo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil somará aproximadamente 66 mil novos casos de câncer de mama em 2020, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. O tumor é o mais incidente entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma.

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia revelou que uma em cada 12 mulheres será vítima do câncer de mama até os 90 anos de idade. Mesmo assim, as chances de cura em caso de diagnóstico precoce podem chegar a 95%. Em 2018, foram registradas 17.572 mortes pela doença no país.

O câncer de mama também é o mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,2% do total de casos em 2018, com aproximadamente 2,1 milhão de casos novos. É a quinta causa de morte por câncer em geral (626.679 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Oncologia Santa Lúcia – No Hospital Santa Lúcia, os pacientes dispõem de aparelhos modernos para o cuidado com a saúde mamária, como ressonância nuclear magnética de mamas e ecografia mamária. Esses exames de imagem são complementares à mamografia na investigação diagnóstica do câncer de mama. O Centro de Oncologia Santa Lúcia oferece atendimento completo para tratamento do câncer, com equipe multidisciplinar de oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e hematologistas. Contato: (61)3445-0595.

CRB –Inaugurado pelo Grupo Santa Lúcia em 1976, o Centro Radiológico de Brasília se destaca no mercado de saúde por possuir uma ampla carteira de convênios e equipamentos modernos. Confira os principais serviços oferecidos: Ultrassonografias Convencionais e com doppler; Ressonância Magnética1.5t para diagnósticos em todas as áreas do corpo humano; Tomografia Computadorizada Multislice de alta resolução; Densitometria Óssea por DEXA; Mamografia Digital; Mamotomia; Biópsias; e Raios-X Digitais.

Para informações e marcação de exames, ligue ou mande mensagem para: (61) 3445-0000 | 61 99124-0034.