Voltar
Compartilhe:
09 de March de 2022

Síndrome de Sjogren e Linfoma

A Síndrome de Sjogren é uma doença autoimune, inflamatória e crônica que afeta as glândulas exócrinas – órgãos que produzem secreção, sobretudo os líquidos na cavidade oral e canais lacrimais. O sistema imunológico do corpo ataca suas próprias células saudáveis que produzem saliva e lágrimas, causando secura nos olhos e na boca, o sintoma mais comum da doença.

A síndrome tem progressão lenta, mas contínua. Em estado avançado, pode afetar órgãos como rins, pulmões e fígado, além de áreas como vagina, sistema nervoso e até a pele. Qualquer pessoa pode desenvolvê-la, especialmente se já for portador de outra enfermidade autoimune. O grupo mais afetado é o de mulheres acima dos 40 anos.

Há mais um agravante: de acordo com o coordenador de hematologia do Centro de Oncologia do Hospital Santa Lúcia, Dr. Eduardo Ribeiro, todo processo inflamatório crônico, em qualquer parte do corpo, pode aumentar o acúmulo de células inflamatórias do sistema imunológico, chamados linfócitos. “Eles proliferam em grande quantidade naquele órgão e este acúmulo favorece o aparecimento de linfomas”, completa o especialista.

Apesar de linfomas incidirem em somente 5 a 9% das pessoas com Sjogren, essa é uma complicação importante que deve ser sempre lembrada pelos médicos clínicos e reumatologistas.

Os linfomas que ocorrem em doentes com a Síndrome são do tipo Não Hodgkin, e na maioria das vezes, de subtipo MALT (linfomas da zona marginal associados a mucosas), típicos de processos inflamatórios crônicos. São linfomas indolentes e curáveis, quando detectados precocemente e tratados de forma adequada.

O diagnóstico é complexo, já que os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças ou condições. Para uma avaliação mais clara, é preciso compartilhar um histórico minucioso com o seu médico, além de realizar exames clínicos, laboratoriais e de imagem, inclusive para detectar a possível evolução para linfomas.

Tem alguma suspeita ou deseja entender melhor esta síndrome? O Hospital Santa Lúcia está à sua disposição. Acesse www.santalucia.com.br, ligue (61) 3445-0000 ou baixe o APP Santa Lúcia e marque uma consulta.