Voltar
Compartilhe:
03 de October de 2019

Terapia Nutricional é decisiva para a vida e recuperação de pacientes

Nos hospitais do Grupo Santa, 100% dos pacientes internados são submetidos à triagem nutricional nas primeiras 24 horas de internação

 

O estado nutricional do paciente é decisivo na sua recuperação plena. Apesar disso, a desnutrição é tão comum em pacientes internados que chega a ser a doença mais prevalente nos hospitais, segundo o médico especialista em Medicina Intensiva e Terapia de Nutrição Parenteral e Enteral do Hospital Santa Lúcia Sul, Fabiano Girade.

De acordo com ele, um inquérito brasileiro realizado em 1998 demonstrou que quase 50% das pessoas internadas apresentam algum grau de desnutrição antes mesmo de irem para o hospital ou desenvolvem o problema dentro da unidade. Uma revisão recente dos números, publicada em 2016 incluindo 66 pesquisas de 12 países da América Latina, confirmou que o quadro não melhorou. A maior parte dos estudos é brasileira e constatou que a desnutrição atinge até 60% dos pacientes que dão entrada em hospitais.

Em grande parte das vezes, o problema está associado a doenças crônicas de base, como o câncer, doenças cardiovasculares, pulmonares, renais e neurológicas, por exemplo. Além disso, pode estar relacionado ainda ao quadro agudo que levou o paciente a ser internado, a exemplo de politraumas, infecções generalizadas e cirurgias de grande porte, entre outros. Mas algo chama a atenção: “Apesar desta alta prevalência, a desnutrição hospitalar é a condição menos diagnosticada e tratada”, enfatiza Fabiano Girade.

Nos Hospitais do Grupo Santa, os times de terapia nutricional – definida pela Anvisa como o conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente – trabalham para identificar o mais rápido possível o estado do paciente e restabelecer a qualidade do seu estado nutricional ou, ao menos, evitar sua deterioração durante a internação.

“A terapia nutricional deve ser encarada pelo paciente como um pilar fundamental para sua recuperação. Ele precisa compreender que o uso de suplementos orais, sondas ou dieta na veia são estratégias que podem reduzir o tempo de internação e o risco de infecções, e aumentar suas chances de retornar às atividades habituais após a alta”, destaca o especialista.

Isto é fundamental porque vários estudos demonstraram que pacientes desnutridos apresentam maior risco de lesões de pele por pressão, de infecções de ferida operatória e até de morte. “O impacto da desnutrição é tão fundamental que os pacientes desnutridos submetidos a cirurgia apresentam três vezes mais risco de complicação e cinco vezes mais risco de morte do que os pacientes bem nutridos. Além disso, estudos mais recentes têm demonstrado o impacto da desnutrição em termos de uma pior recuperação funcional dos pacientes e uma pior qualidade de vida após alta hospitalar”, destaca Girade.

O PAPEL DA FAMÍLIA E DA EQUIPE DE SAÚDE – O engajamento e “empoderamento” da família são fundamentais para o sucesso do tratamento. Estudos já demonstraram que o compartilhamento das informações com pacientes e seus familiares podem trazer vários benefícios como a diminuição da ansiedade, confusão e agitação; diminuição do tempo de permanência na UTI; sensação de maior segurança por parte do paciente; aumento da satisfação do paciente e redução do estresse da família.

Além disso, a terapia nutricional só será efetiva com a participação interdisciplinar de diversos profissionais de saúde. “Nos hospitais do Santa, as equipes de terapia nutricional incluem médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos. Apesar de não ser exigido pela legislação brasileira, nossa equipe ainda inseriu duas novas áreas fundamentais para o sucesso da Terapia Nutricional: a Fonoaudiologia e a Fisioterapia”, explica o especialista.

DIFERENCIAIS DO SANTA LÚCIA – Nos hospitais do Grupo Santa, a abordagem multidisciplinar do Instituto Brasiliense de Nutrologia (Ibranutro) promove a integração total entre as áreas de Nutrologia, Nutrição Clínica, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Fisioterapia. O trabalho conjunto de especialistas com formações distintas permite integrar, harmonizar e complementar os conhecimentos e habilidades dos integrantes da equipe para identificar, intervir e acompanhar o tratamento dos distúrbios nutricionais.

Cada unidade hospitalar possui uma Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) integrada a praticamente todas as áreas para realizar a triagem e avaliação nutricional, tratamento e acompanhamento de pacientes internados nas mais diversas especialidades, como Clínica Médica, Oncologia, Neurologia, Gastroenterologia e Cardiologia, incluindo também as UTIs e as especialidades cirúrgicas.

Estudos demonstram que, quando não há monitoramento por uma EMTN, a avaliação nutricional é feita em apenas 3% a 7% dos pacientes hospitalizados. Já na presença desta equipe, ela ocorre em 37% a 68% dos doentes. “Todavia, nos hospitais do Grupo Santa 100% dos pacientes internados são submetidos a uma triagem nutricional dentro das primeiras 24 horas de internação e 100% dos pacientes com risco nutricional são submetidos a uma avaliação nutricional completa”, enfatiza Fabiano Girade.