Voltar
Compartilhe:
21 de December de 2018

Uso de protetor solar desde a infância ajuda a prevenir câncer de pele na vida adulta

Os danos provocados pela exposição ao sol ao longo do tempo e em qualquer idade podem se manifestar como câncer de pele com o passar dos anos. Por isso, o uso de protetor solar em crianças tende a diminuir os riscos da doença na fase adulta, como revelou um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália.

A pesquisa, divulgada no respeitado periódico científico JAMA Dermatology, associa esse hábito na infância a um risco até 40% menor de desenvolver melanoma (um tumor de pele especialmente agressivo) na vida adulta. Os dados foram extraídos de um público pesquisado de 1.700 pessoas, incluindo uma parcela diagnosticada com a enfermidade.

“Por ser a fase em que o indivíduo está em formação, é na infância que se instituem hábitos de vida, bons ou ruins. O uso de protetor solar desde pequeno trará o benefício da redução do fotoenvelhecimento e da probabilidade do surgimento do câncer de pele no decorrer dos anos”, explica a dermatologista do Hospital Santa Lúcia Sul, Natalia Medeiros.

De acordo com o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, os efeitos da radiação ultravioleta (UV) na pele podem ser classificados em agudos (queimadura, bronzeamento, eritema, espessamento) e crônicos (fotoenvelhecimento e câncer de pele). O câncer de pele que mais atinge a população adulta é o tipo não melanoma, relacionado à exposição crônica e continuada à radiação ultravioleta.

“Ele tem baixa letalidade, porém alta morbidade, pois pode promover deformidades estéticas e alterações funcionais, causando impacto na qualidade de vida dos seus portadores. Câncer de pele na infância não é comum, mas sendo o dano solar cumulativo o principal fator para a sua incidência, é imprescindível desenvolver nas crianças o hábito de se proteger da radiação UV”, reforça a especialista.

ALÉM DO PROTETOR SOLAR – Outros cuidados também são essenciais, como os fatores de proteção mecânicos: sombrinhas, chapéus, óculos escuros com proteção UV e roupas. “Ademais, cultivar hábitos de vida saudáveis, como o consumo uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos e sono de boa qualidade, ajudam o nosso organismo a funcionar de maneira adequada. Isso inclui o nosso sistema imunológico, que atua o tempo todo no controle de mutações que possam originar o câncer de pele ou outros tipos de tumor”, finaliza a médica.