Voltar
Compartilhe:
24 de July de 2019

Vacinas contra gripe estão disponíveis no Santa Lúcia

Hospital oferece dose do tipo tetravalente, que imuniza contra os vírus H1N1 e H3N2

A campanha de vacinação contra a gripe promovida pelo Governo Federal e pelos governos estaduais foi encerrada e atingiu 90% de cobertura em todo o país, com 53,5 milhões de pessoas do grupo prioritário e mais 5,6 milhões da população geral imunizadas.

No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde informou ter vacinado quase 726 mil indivíduos. Se você não tomou e deseja tomar a sua dose da tetravalente, que também imuniza contra a H3N2, é possível fazer isso no Hospital Santa Lúcia.

No primeiro semestre deste ano, o H1N1 provocou três mortes no DF e, segundo a Secretaria de Saúde, pelo menos 40 casos da doença já foram notificados. O clima atípico — com índices maiores de chuva e frio — colaborou para disseminar o vírus.

“Tivemos, em 2019, trocas mais bruscas de temperatura e um ano mais chuvoso. Toda gripe se inicia com baixa da resistência imunológica ou com padrão inflamatório provocado por questões como mudanças assim, o que facilita a ação do vírus”, explica o médico Luciano Lourenço, coordenador da Emergência do Hospital Santa Lúcia.

Os pacientes com H1N1 podem apresentar sintomas mais severos do que a gripe comum, como febre alta, dores musculares e fraqueza. Por isso, as primeiras 48 horas são cruciais para o sucesso do tratamento.

Para evitar o contágio, Luciano Lourenço reforça cuidados simples além da vacina. “Algumas das melhores formas de prevenir a gripe são manter cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos, e evitar aglomerações”, explica.

Veja outras dicas:

» Vacinar-se contra a influenza, visto que a imunização é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença.

» Lavar e higienizar frequentemente as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar.

» Usar lenço descartável para higiene nasal.

» Cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.

» Evitar tocar as mucosas dos olhos, do nariz e da boca.

» Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

» Manter os ambientes bem ventilados.

» Evitar aglomerações e ambientes fechados.

» Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

» Evitar sair de casa no período de transmissão da doença.

» Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.