Voltar
Compartilhe:
30 de May de 2019

Varizes também é coisa de homem

Busca tardia por tratamento pode acarretar piores consequências

Ao contrário do que muita gente pensa, a ocorrência de varizes — veias dilatadas e tortuosas que causam desordem na circulação sanguínea — não é exclusividade feminina e atinge os homens tanto quanto as mulheres.

Seja como for, minimizar os riscos à saúde trazidos por elas depende do quão precocemente o indivíduo busca atendimento médico qualificado. É o que afirma a cirurgiã vascular do Hospital Santa Lúcia, Daniella Roth. “Não há diferença. As varizes podem ocorrer em qualquer pessoa, mas seus impactos podem ser maiores ou menores a depender do quão rápida é a busca por auxílio especializado. Esse tempo pode impactar as comorbidades associadas e a qualidade de vida do paciente”, ressalta.

De acordo com ela, o que diferencia homens e mulheres, neste caso, é o fator sociocultural: os homens tendem a demorar mais para buscar ajuda. Os dados da última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE em 2015, revelam que apenas 63,9% dos homens procuraram um profissional médico nos 12 meses anteriores à entrevista, contra 78% das mulheres.

“Além de não perceberem com tanta facilidade por conta de fatores como pelos em maior quantidade que ocultam os ‘vasinhos’ e varizes, alguns sentem vergonha devido à crença popular de que varizes são coisa de mulher. Nessas situações, quando eles procuram o cirurgião vascular, a doença já está avançada”, explica a especialista.

Quando não tratadas em tempo hábil, as varizes podem provocar inchaço, manchas escurecidas, alteração da textura da pele e feridas. A ocorrência de trombos (coágulo) nos vasos atingidos também é possível. Por isso, é preciso estar atento aos sinais de alerta, como dor ou cansaço nas pernas, e o aparecimento de edemas — acúmulo de líquido no tecido subcutâneo que ocorre quando os fluidos dentro dos vasos sanguíneos ou linfáticos extravasam para a pele.

CAUSAS E PREVENÇÃO – “Como a questão genética é a que mais impacta o surgimento de varizes, o histórico familiar da doença é sempre relevante e, nesses casos, aumenta a necessidade de procurar um cirurgião vascular para conversar, examinar e, se for necessário, pedir exames de investigação do problema”, reforça Daniella Roth.

Segundo a médica, outros fatores, como o excesso de peso, o tabagismo, o sedentarismo, a má alimentação e o uso de hormônios podem contribuir para o quadro de varizes. Assim, evitar todos esses comportamentos e levar uma vida saudável é essencial.

“A alimentação natural colabora no equilíbrio do peso, o que diminui as chances de aparecimento das varizes. A atividade física, além de propiciar o combate à obesidade, fortalece os músculos, que facilitam o bombeamento o sangue de forma mais eficaz”, destaca a cirurgiã vascular.

TRATAMENTOS – A depender do grau de acometimento das varizes já existentes, a terapêutica é direcionada a evitar a piora da doença. Entre as possibilidades estão opções realizadas em consultório, como aplicações e tratamento com ‘espuma’, e a cirurgia a laser, radiofrequência ou convencional. A definição da melhor terapia é feita pelo especialista e a recuperação tende a ser bastante rápida, já que as técnicas estão cada vez menos invasivas.