Voltar
Compartilhe:
10 de December de 2018

Você prioriza em sua dieta alimentos que fazem bem para o coração?

Uma dieta equilibrada é fundamental para que todo o corpo, especialmente o coração, funcione bem. Isso inclui ingerir alimentos naturais e minimizar o consumo de industrializados, aumentar a ingestão de fibras, reduzir o uso de gorduras, açúcar e sal, entre outras medidas.

“Partindo do princípio de que a doença que mais acomete o coração do indivíduo adulto é a doença aterosclerótica coronariana, podemos tomar como base a consagrada dieta mediterrânea e destacar como alimentos que devem ser inclusos em nossa dieta os cereais em grãos, as sementes, as verduras e frutas, as carnes de carneiro e de aves, o azeite de oliva, o queijo fresco e outros laticínios”, explica o cardiologista do Hospital Santa Lúcia, Lázaro Miranda.

Mas que benefícios esses alimentos trazem? Segundo o especialista, os cereais em grãos, as sementes e as verduras contêm em fibras, que ajudam a eliminar as gorduras saturadas, ricas em mau colesterol (LDL). Já as carnes de carneiro e de aves fornecem proteínas (carnitina), aminoácidos e enzimas, como a coenzima Q10, importante catalizadora de reações biológicas.

“O queijo fresco e os laticínios fornecem o mineral cálcio e outras importantes proteínas restauradoras. Já o azeite é uma gordura poli-insaturada, boa porque previne a formação de placas que podem obstruir as artérias e causar derrames, infartos e outros problemas graves”, acrescenta o médico.

Para ele, uma dieta saudável, considerando um indivíduo isoladamente, é aquela que não causa intolerância alimentar, é funcional para o seu intestino e não provoca inflamação arterial crônica. Por outro lado, devem ser evitadas as gorduras saturadas, sal e açúcar em excesso, glúten, frituras, cremes, queijos curados e requeijões, por exemplo.

“Todos esses alimentos elevam o mau colesterol (LDL) e estimulam a inflamação na parede das artérias, iniciando as placas e lesões obstrutivas de coronárias, carótidas e artérias cerebrais e periféricas”, justifica o cardiologista.

A escolha de uma dieta saudável é extremamente importante e vital para uma vida longa e com mais qualidade. “Também é importante associar a esse sábio comportamento a prática regular de exercícios, verdadeira ‘vacina’ contra as doenças cardiovasculares degenerativas, como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral”, finaliza.