Voltar
Compartilhe:
27 de July de 2022

Você sabe o que é a síndrome do coração partido?

Falar de “Coração partido” é quase sempre uma figura de linguagem para decepção amorosa, certo? Nem sempre! Este também é o nome de uma síndrome relacionada ao estresse.

Também conhecida como Takotsubo ou cardiomiopatia induzida por estresse, a Síndrome do Coração Partido ataca parte do coração, mais precisamente o ventrículo esquerdo, com uma disfunção súbita. Pode ser desencadeada por situações de estresse ou fortes emoções, como a perda de um ente querido ou o fim do relacionamento. A síndrome pode apresentar sintomas como dor no peito, falta de ar, perda da consciência ou desmaio, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, ou palpitações.

Isso ocorre porque o estresse emocional pode elevar o nível de hormônios como o cortisol e a adrenalina. Essa descarga de hormônios causa um estreitamento temporário nos capilares, microcirculação e até mesmo nas artérias que irrigam o coração e interfere no funcionamento do órgão.

A condição pode afetar homens e mulheres, embora seja mais comum em mulheres após a menopausa. Por apresentar sintomas parecidos com os de um infarto, a condição é diagnosticada por um especialista por meio de exames, mas a principal diferença é que pessoas com a Síndrome do Coração Partido geralmente não apresentam doenças coronárias prévias.

O tratamento para esta condição tem como foco diminuir o esforço do coração, para evitar novas crises, e pode contar com medicamentos que auxiliem neste processo. Quer saber mais? Marque uma consulta em uma das unidades do Grupo Santa pelo telefone (61) 3445-0000.