Voltar
Compartilhe:
05 de June de 2012

XIX Congresso de Cardiologia de Brasília

Evento reúne especialistas para debate sobre o avanço das doenças do coração em mulheres

 

Nas últimas décadas, cresce o número de mulheres com cardiopatias em comparação aos homens. Esta preocupação moveu as temáticas ligadas ao XIX Congresso de Cardiologia de Brasília realizado entre os dias 24 a 26 de maio na Associação Médica de Brasília (AMBr). A partir dos 50 anos de idade, a incidência de doenças cardíacas do tipo isquêmicas, como infarto agudo do miocárdio, angina e morte súbita, dobra, chegando a igualar seu número com casos masculinos, principalmente após os 60 anos. Segundo Dr. Lázaro Miranda, coordenador médico no Santa Lúcia e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Centro-Oeste, o aumento desta incidência deve-se a mudança de rotina da mulher moderna, agregado a hábitos de vida sedentários, o fumo, a obesidade e a diabetes.

 

Os médicos Fausto Stauffer, Ricardo Corso e Gustavo Rodrigues foram alguns dos representantes do Hospital em palestras, temas livres e estudo de casos. No primeiro dia, Dr. Fausto Stauffer promoveu o debate sobre os anti-hipertensivos ainda em uso nos hospitais, quais seus mecanismos farmacológicos, aplicações e efeitos adversos. Nos dias 25 e 26, foram apresentados diversos tópicos, inclusive casos clínicos, como procedimentos minimamente invasivos, híbridos e cirurgias videoassistidas com os médicos Ricardo Corso, Gustavo Paludetto e Gustavo Rodrigues.

 

A participação de especialistas da Capital Federal nos congressos de cardiologia vem aumentando com os anos, o que denota maior interesse dos médicos em apresentar e fomentar casos clínicos para a atualização dos Hospitais do DF. De acordo com Dr. Lázaro, este é um sinal positivo para a demanda do DF: “a presença dos hospitais neste evento é fundamental. A participação influência na qualidade na prestação de serviços para o paciente. Para a atualização efetiva de nossos profissionais, precisamos de eventos desta natureza, onde os palestrantes condensam o que há de novo entre os colegas. O evento traz benefícios aos pacientes, o objetivo principal do congresso”, encerra.

 

[nggallery id=17]