Voltar
Compartilhe:
05 de November de 2019

Saiba o que são as dores articulares e por que elas acontecem

Crônicas ou agudas, inflamatórias ou mecânicas, condição secundária de alguma doença ou o problema em si, as dores articulares atingem pessoas de todas as idades e gêneros e podem ter uma série de motivos.

O jornal Correio Braziliense conversou com a médica reumatologista do Hospital Santa Lúcia (HSL), Sandra Andrade, e produziu um especial sobre as dores articulares, problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

A seguir, veja um extrato da matéria de Ailim Cabral publicada na Revista do Correio (caderno veiculado aos domingos na edição impressa), e a entrevista feita com a especialista do HSL.

Crônicas ou agudas, inflamatórias ou mecânicas, condição secundária de alguma doença ou o problema em si, as dores articulares atingem pessoas de todas as idades e gêneros e podem ter uma série de motivos.

As dores articulares costumam envolver a cartilagem, o revestimento articular, o ligamento e os ossos. Elas são classificadas entre agudas e crônicas e entre inflamatórias ou atraumáticas e mecânicas ou traumáticas. Cada uma delas se manifesta de uma forma, e as causas são variadas, podendo ser desde consequência de uma gripe a uma lesão ocasionada por torção, queda ou contusão.

As dores agudas são aquelas que têm até seis semanas de duração. Elas se tornam crônicas a partir do momento em que ultrapassam esse período — e, uma vez crônica, pode ser necessária uma terapia paliativa para aliviá-la antes que se inicie o tratamento para a doença ou o trauma que a causou.

Palavra do especialista

Em que parte do corpo as dores articulares são mais comuns?

As mais prevalentes são as dores na coluna, tanto na região cervical quando lombar. Estão relacionadas à postura, sobrepeso, entorses comuns em academias. As articulações inferiores, como joelhos e tornozelos, também são bastante afetadas.

São mais comuns em algum gênero ou faixa etária?

As dores mecânicas ou traumáticas são mais comuns em jovens. Estão relacionadas ao trauma, e os mais jovens costumam estar mais expostos a isso, seja em esportes, seja até mesmo no trabalho. As mecânicas e crônicas são as mais comuns a partir da quinta década de vida, são lesões causadas pela degeneração normal do organismo.

Já as inflamatórias variam de acordo com as causas – as relacionadas a neoplasias ocorrem nas idades em que os pacientes estão mais sujeitos a elas, o mesmo para as infecciosas. No caso das causadas por doenças reumatológicas, as mulheres são as mais afetadas, uma vez que são as maiores vítimas deste tipo de condição, como as artrite reumatoide, o lúpus, que tem uma proporção de nove mulheres para um homem afetado. De forma geral, os homens são mais afetados pelas traumáticas e as mulheres pelas inflamatórias.

Como diferenciar a dor articular de outras dores, como a muscular?

Na muscular, você sente a dor conforme movimenta o músculo. Já na dor articular, muitas vezes é impossível completar o movimento., existe a impotência funcional que impede o movimento, o que não ocorre no caso muscular. No processo inflamatório é possível notar ainda a vermelhidão e o calor na região.