Voltar
Compartilhe:
04 de February de 2020

Prevenir o câncer é mais relevante para as futuras gerações do que tratá-lo

Um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) nesta terça-feira, 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, revelou que pelo menos 625 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil em 2020. Do total, 50,3% deverão ocorrer em homens e 49,7%, em mulheres.

De acordo com o estudo Estimativa 2020, os tipos mais incidentes no país serão os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago. Entre os homens, os cinco tipos mais frequentes são próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e cavidade oral. Já entre as mulheres aparecem nas primeiras posições os tumores de mama, cólon e reto, cólon e útero, pulmão e glândula tireoide.

A evolução dos tratamentos a partir das informações acumuladas ao longo das últimas décadas sobre os aspectos biológicos, imunológicos e genéticos dos diversos tipos de tumor têm modificado o estigma de sofrimento e mortalidade, tão associado ao câncer. Todavia, a prevenção tem se revelado mais importante para a saúde das futuras gerações.

“Buscar combater as causas preveníveis de câncer, como tabagismo, exposição solar excessiva, processos inflamatórios crônicos e obesidade, e apoiar causas como a vacinação para HPV estão entre as medidas de maior impacto na diminuição da incidência e, portanto, da mortalidade por câncer”, revela Eduardo Flávio Ribeiro, coordenador médico da Oncologia-Hematologia do Grupo Santa.

“Quando não é possível prevenir e a pessoa já foi diagnosticada, é fundamental fazer um bom estadiamento da doença, as com técnicas corretas (PET-CT, ressonância magnética ou cirurgia) para aumentar a eficácia do tratamento. Terapias modernas ajudam a curar, mas em muitas situações apenas prologam a sobrevida – avanço importante quando acompanhado de ganho de qualidade de vida –, além de ainda poderem ser tóxicas e caras. Por isso, o ideal é prevenir”, ressalta o especialista.

VOCÊ PODE SE AJUDAR – Adotar um estilo de vida saudável é um dos fatores mais relevantes para a prevenção de doenças, e com o câncer não é diferente. “É claro que há uma enormidade de fatores relacionados aos diversos tipos de câncer, mas alguns deles são gerais e influenciam praticamente todos os tipos, como a qualidade da alimentação e a prática regular de exercícios físicos”, reforça o especialista.

Veja, a seguir, como alguns hábitos podem ajudá-lo a se proteger você contra os tumores.

Não fumar: o tabagismo é responsável pela maioria absoluta dos casos de câncer de pulmão e está associado a praticamente todos os tumores mais agressivos e importantes, como os do trato digestivo. Após 15 anos sem fumar, estudos mostram redução de até 90% do risco de câncer de pulmão.

Alimentar-se bem: o impacto da alimentação no desenvolvimento do câncer é enorme. Alimentos gordurosos e açucarados (as chamadas calorias vazias – alimentos extremamente calóricos, como doces, fast foods e bebidas alcoólicas, com pouco ou nenhum nutriente, vitaminas, fibras) podem ocasionar problemas sérios à saúde e diversas doenças crônicas, dentre elas diabetes, dislipidemias, obesidade e câncer.

Praticar atividades físicas: o exercício físico já foi associado à redução do risco de câncer em diversos estudos. Os mais aceitos consideram que o trabalho muscular reduz os fatores capazes de estimular a multiplicação das células malignas no corpo e, em alguns tipos de câncer, como os de mama e intestino, essa queda pode chegar a 50%.

Evitar o estresse e dormir bem: uma pesquisa norte-americana divulgada em 2017 pela American Cancer Society sugeriu que a falta de sono entre homens com até de 65 anos aumenta em até 55% o risco de desenvolver câncer de próstata, por exemplo.

Saiba mais sobre os tipos de câncer nas matérias que já fizemos sobre o assunto:

Idade e estilo de vida são responsáveis por mais de 90% dos casos de câncer de mama

Outubro Rosa: idade e estilo de vida são responsáveis por mais de 90% dos casos de câncer de mama

Com diagnóstico precoce, chance de cura do câncer de próstata chega a 90%

Novembro Azul: com diagnóstico precoce, chance de cura do câncer de próstata chega a 90%

Cirurgia robótica é um dos tratamentos mais modernos para câncer de próstata localizado

Cirurgia robótica é um dos tratamentos mais modernos para câncer de próstata localizado