(61) 3445-0595 (61) 3445-0596

Diagnóstico por Imagem

As unidades de diagnóstico por imagem do Hospital Santa Lúcia Sul e do Centro Radiológico de Brasília (CRB) estão preparadas para atender demandas ambulatoriais e de emergência com tecnologia que proporciona alta qualidade de imagem, precisão e rapidez na realização dos exames e entrega dos resultados, que é feita de modo mais ágil e até mesmo de forma imediata, se necessário.

Acesso de exames on-line

Como todos os processos informatizados, os exames são distribuídos por meio digital para os consultórios médicos, o que ajuda a dar rapidez e conforto ao paciente em estudos de crânio, ossos e articulações, seios da face, coluna, coração e vasos da base, tórax, abdômen e mama.

Marque seu exame

 

Hospital Santa Lúcia (Atendimento 24 horas)

Tel.: 61 3445-0000 | 61 99570-8570 (WhatsApp)

CRB (das 7h30 às 22h)

Tel.: 61 3214-0000 | 61 99124-0034 (WhatsApp)

Nossa lista de exames:

  • Ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada multislice;
  • PET-CT;
  • Ecografia;
  • RX digital;
  • Biópsias.

 

Tomografia

A tomografia computadorizada multislice de 128 canais é uma ferramenta de extrema confiabilidade no diagnóstico de doenças do cérebro, abdômen, tórax e coluna. Ela possui capacidade para até 140 kg e diâmetro que permite a realização de exames em pessoas de maior tamanho.

Prevenção de doenças cardíacas por meio de escore de cálcio coronariano e angiotomografia

Uma das vertentes da cardiologia é identificar os pacientes que apresentam ou podem apresentar no futuro maiores chances de desenvolver doenças cardíacas.

Uma das maneiras para classificar esse risco é a partir do escore de cálcio coronariano e da angiotomografia coronariana, dois exames tomográficos que analisam o grau de aterosclerose das artérias sem a necessidade de procedimentos invasivos.

Escore de cálcio coronariano

Excelente marcador de risco utilizado em grandes centros médicos nos protocolos de check-up.

Angiotomografia coronariana

Permite a caracterização de graus de obstrução das artérias cardíacas e a análise da composição das placas de ateroma que se formam nas paredes desses vasos, fatores que influenciam para uma melhor prevenção.

Pioneiro nessa tecnologia na América Latina, o Santa Lúcia oferece agilidade e qualidade de imagens, além de equipe médica formada em grandes centros de cardiologia do país.

 

Ressonância magnética

Outro destaque é o atendimento 24 horas de ressonância magnética de alto campo, equipamento que não utiliza radiação para captação de imagens utilizado para mostrar detalhes do que se passa nos órgãos ou tecidos do paciente e facilita a detecção de tumores, lesões inflamatórias, AVC precoce, entre outros.

O setor de Radiologia do Hospital Santa Lúcia dispõe de um dos mais modernos aparelhos de RM: a máquina General Electric MR 450W GEM Elite 1.5 Tesla. Além de realizar exames com alta qualidade e precisão, o aparelho é mais ágil e oferece conforto ao paciente porque possui vantagens como diâmetro ampliado para acomodar pessoas de maior tamanho e peso (até 150kg) e redução de ruídos durante o seu funcionamento.

 

PET-CT

O PET-CT (tomografia por emissão de pósitrons) é um exame não invasivo dos mais sofisticados, acurados e completos, que une as imagens metabólicas (PET) às imagens anatômicas da tomografia computadorizada (CT), produzindo um terceiro tipo de imagem (PET-CT) com a qual é possível localizar precisamente uma lesão.

Esta tecnologia vem revolucionando a avaliação do quadro de doenças em três especialidades médicas: Oncologia, Cardiologia e Neurologia. O exame também tem se mostrado útil na identificação de sítios de infecção oculta, ou seja, uma infecção não descoberta pelos exames convencionais e, na Oncologia, é um aliado essencial na detecção, estadiamento, avaliação de terapias e planejamento de tratamentos radioterápicos.

Biópsias

  • Mamotomia;
  • Core biopsy;
  • Punção ou biópsia mamária por agulha fina;
  • Marcação pré-cirúrgica;
  • Colocação de Clipe pré-QT neoadjuvante em mama;
  • Colocação de Clipe pré-QT neoadjuvante em axila.