(61) 3445-0595 (61) 3445-0596

Dr. Osmar Neto – Coordenador da Radioterapia

A radioterapia é uma modalidade de tratamento oncológico que consiste na utilização de radiação ionizante que altera a estrutura celular da área irradiada e impede a multiplicação das células. Sua ação danifica o material genético que controla o crescimento e divisão celular. O objetivo principal deste tratamento está em atingir em maior volume o tumor e proteger ao máximo os tecidos sadios. Aproximadamente 60% dos pacientes com diagnóstico de câncer irão necessitar de radioterapia em algum momento do tratamento.

Quando é indicada

Radioterapia tem seu papel em diversos cenários dentro da Oncologia.

  1. Tratamento único e curativo para o câncer.
  2. Antes da cirurgia com objetivo de diminuir o tamanho do tumor.
  3. Após a cirurgia, para eliminar possíveis células remanescentes.
  4. Em combinação com outros tratamentos, como quimioterapia.
  5. Para redução de sintomas causados pela doença.

Como é realizada

Após avaliação do radio-oncologista, será definida a dose e o melhor fracionamento para o tratamento de cada tipo tumoral. Objetivando maior precisão do tratamento, é necessária a realização de tomografia computadorizada, que pode ser associada a outras modalidades de imagem, como ressonância nuclear magnética e PET-CT. Baseado em guias de condutas bem estabelecidos na literatura médica mundial, o médico delimita as estruturas relevantes para planejar o tratamento.

Como acontece

A dose de radiação pode ser entregue ao paciente de maneiras distintas. A teleterapia consiste na transmissão de raios X de alta energia através de um acelerador linear onde a fonte de radiação fica distante do paciente. Outro método é a braquiterapia, onde a fonte de radiação é colocada muito próxima ou em contato direto com o local de tratamento. Essas técnicas podem ser usadas individualmente ou de maneira complementar.

Diferenciais do Hospital Santa Lúcia

O Centro de Oncologia do Hospital Santa Lúcia dispõe de equipamentos de última geração capazes de oferecer as melhores modalidades de radioterapia. Entre elas, a radioterapia conformada 3D, radioterapia com intensidade modulada (IMRT), RapidArc, radiocirurgia, SBRT, radioterapia guiada por imagem (IGRT) com CBCT, OBI, RPM gaiting respiratório (real-time position management) e braquiterapia com alta taxa de dose (HDR).

Além disso, conta com uma equipe de médicos radio-oncologistas altamente capacitados, formados nos melhores centros de radio-oncologia nacionais e mundiais.

Em nosso serviço, todos os casos são discutidos interdisciplinarmente com o objetivo de otimizar as condutas e oferecer o tratamento de maneira segura e de melhor qualidade.

Também realizamos sessões periódicas de Tumor Boards (discussão de casos multidisciplinares). Assim, todos os casos são discutidos entre especialistas e a melhor conduta é escolhida de maneira individualizada para cada paciente.